ARTIGO

Matemática e isolamento

O objetivo, aqui, é entreter quem está em casa com filhos ou netos, e com algum tempo disponível


-

Para alguns, talvez, pareça inapropriado escrever um texto sobre Matemática em meio a uma pandemia. Nossa intenção, porém, não vai além do desejo de proporcionar ao leitor confinado em sua casa com filhos ou netos, e com algum tempo disponível, um meio de entreter todos eles com atividades educacionais que possam enriquecer seu aprendizado na disciplina.

Aliás a escolha pela Matemática não é casual, visto que, na Internet, existe uma profusão de atividades lúdicas e de lazer com esse fim, abrangendo diferentes áreas e disciplinas. De Matemática também existe, é certo, mas a ideia aqui é buscar pelo rico material disponibilizado no projeto "Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas" (do Instituto de Matemática Pura e Aplicada e da Sociedade Brasileira de Matemática), o que, a propósito, ainda pode propiciar a oportunidade de pais e avós repensarem suas deficiências ou antipatias que, por ventura, tragam dos bancos escolares (Recomenda-se visitar os sites "portaldosaber.obmep.org.br" e "obmep.org.br", onde se encontram problemas, brincadeiras e quebra-cabeças apropriados aos níveis fundamental e médio, destinados a despertar o interesse e o estudo pela Matemática, com possibilidades até mesmo de se descobrirem precocidades e talentos na área.).

Para não abusar da paciência do leitor, limitamo-nos a 4 questões da OBMEP/2019, dirigidas a alunos do 4o e 5o anos do Ensino Fundamental I, desafiadoras na medida em que estimulam o raciocínio sem exigir o conhecimento de fórmulas. As respostas são fornecidas no final do texto. (Detalhe: conceder às crianças condições para que exponham suas ideias e construam seu raciocínio, a seu tempo e ritmo.)

(Q1) A soma dos algarismos do ano 2019 é 12. Daqui a quantos anos a soma dos algarismos do ano será novamente 12? (Para os que a resolveram facilmente, uma nova questão: a soma dos algarismos do ano 2020 é 4. Daqui a quantos anos a soma dos algarismos do ano será novamente 4?)

(Q2) As mesas da cantina de uma escola são quadradas e, ao redor de cada uma delas, cabem 4 cadeiras. Quando 2 mesas estão juntas, há lugar para somente 6 cadeiras. Para uma festa, juntaram-se as 10 mesas que havia na cantina, formando-se uma única mesa comprida. Nas condições, quantas cadeiras puderam ser colocadas ao redor dessa mesa?

(Q3) Seis pesos diferentes, de 1g, 2g, 3g, 4g, 5g e 6g, foram separados de 2 em 2 e colocados em 3 gavetas. Os pesos da primeira gaveta somam 9 gramas e os da segunda gaveta somam 8 gramas. Quais são os pesos da terceira gaveta?

(Q4) Ana, Érica, Irene, Karina e Olga moram no mesmo edifício. Duas moram no primeiro andar e as outras três moram no segundo andar. Olga não mora no mesmo andar que Érica e Karina. Ana não mora no mesmo andar que Irene e Karina. Quem mora no primeiro andar?

(Respostas: Q1: 9 anos; Q2: 22 cadeiras; Q3: os pesos de 1 e de 3 gramas; Q4: Ana e Olga.)

Eurípides A. Silva, Mestre e doutor em Matemática pela USP; aposentado pelo Ibilce, campus da Unesp Rio Preto.