UTILIDADE PÚBLICA

Detran fechado: o que fazer para manter a documentação em dia

Apesar da suspensão temporária do Detran para atendimento presencial, serviços ainda podem ser acessados online ou por meio de despachantes autorizados


- Luis Blanco/A2 Img/Governo SP

Com a paralisação do atendimento presencial no Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP), muitos processos relacionados a veículos ficaram parados, aguardando uma retomada das atividades. O que nem todos sabem, no entanto, é que muitos desses processos podem ser resolvidos online ou com os despachantes, que em Rio Preto estão atendendo sem o atendimento presencial.

Segundo a Associação dos Despachantes de Rio Preto, houve queda de 70% nos serviços nas últimas semanas. A redução nos atendimentos é atribuída, em parte, à falta de conhecimento sobre os serviços oferecidos pelos despachantes, que são uma alternativa aos que passaram a ser oferecidos apenas online pelo Detran, ferramenta que nem todos dominam.

A emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo Eletrônico, o CRLV-e, por exemplo, foi liberada pelo Departamento e, com a ausência de postos de serviços, os despachantes oferecem o auxílio para o processo, emitindo o documento físico em seus escritórios.

Além disso, outros serviços estão previstos para serem liberados entre os dias 20 e 27 de maio – como transferência, primeiro registro de veículo 0km, 2ª via de Certificado de Registro de Veículo (CRV) e alteração de dados – e também poderão ser providenciados junto aos despachantes. Segundo a associação, a liberação depende apenas de testes finais que estão sendo feitos pelo Detran para a conclusão do procedimento.

A opção de renovação de CNH simplificada, que tem a opção de ser feita online, também pode ser feita pelo despachante. Nesse caso, no entanto, o documento não será disponibilizado em papel impresso, mas sim em formato de Carteira Digital de Trânsito (CDT).

De acordo com o auxiliar de procedimentos e soluções da Associação dos Despachantes de Rio Preto, João Maritan, também proprietário de um despachante na cidade, há 65 escritórios desse tipo em Rio Preto, que estão atuando por meio do home office, contato de longa distância ou, em necessidade de atendimento presencial, com os cuidados necessários para evitar contaminação.

Ele lembra que, nos próximos dias, começa o vencimento do licenciamento de veículos com placas final 2 e quem não conseguir acessar por conta própria, também poderá recorrer a um despachante para fazer a renovação. "O Detran entende que o serviço eletrônico é suficiente, mas não considera uma pessoa que não tem acesso ou que mudou de endereço, então somos opção de auxílio", explicou João.

Segundo o Detran-SP, o atendimento presencial nas unidades do departamento está suspenso até o dia 31 de maio, durante a vigência do decreto de isolamento social do governador João Doria. O órgão informa que o cidadão pode realizar mais de 40 serviços de trânsito online, como os relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (emissão de certidão de pontos, histórico da CNH, solicitação de 2ª via e CNH definitiva), veículos (certidão negativa e positiva de propriedade, consulta de endereço cadastrado, pesquisa de débitos e restrições com dados de vistoria como quilometragem e fotos), infrações (indicação de condutor de multas Detran, consulta de multas, solicitação de conversão de infração em advertência, solicitação de defesas e recursos), entre outros. A lista completa de serviços pode ser acessada pelo link: https://bit.ly/2Z8fbgU.