SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2021
IMÓVEIS

Quintal mais valorizado

Levantamento indica que procura por imóveis com quintais cresceu na pandemia; saiba como deixar esse espaço mais atraente

Yasmin LisboaPublicado em 16/05/2021 às 00:00Atualizado há 05/06/2021 às 23:50
Deck de madeira em meio ao verde cria um espaço aconchegante no quintal (Freepik/Banco de Imagens)

Deck de madeira em meio ao verde cria um espaço aconchegante no quintal (Freepik/Banco de Imagens)

O isolamento social imposto pela pandemia trouxe uma mudança de comportamento nas preferências de quem busca um imóvel para comprar ou alugar. Opções relacionadas ao lazer, como piscinas, quintais, playgrounds e varandas deixaram de ser elementos adicionais e ganharam status de protagonistas dos imóveis.

Levantamento realizado pela Imovelweb indica que a procura por imóveis com quintal teve um aumento de 96% entre maio de 2019 e maio de 2020 no Brasil. Para o diretor regional do Sindicato da Habitação (Secovi-SP) em Rio Preto, Thiago Ribeiro, a procura pelo espaço se dá pela nova perspectiva de vida que as pessoas desenvolveram diante da pandemia, priorizando o bem-estar dos espaços abertos ao comprar ou alugar um imóvel.

"Essa procura surgiu diante da necessidade das pessoas terem de ficar mais em casa junto com a família. Assim, os espaços passaram a ser mais valorizados, pois, além do maior conforto, ocorre também uma busca por ambientes para unirem mais as famílias. E a qualidade de vida é o principal fator desse aumento na procura", afirma.

Além disso, os quintais também podem contribuir para a valorização do imóvel, sobretudo se o espaço for bem ornamentado com um trabalho profissional de jardinagem. "Ter um quintal em casa chega a valorizar em torno de 18% o imóvel. Também podemos levar em conta um mesmo imóvel, do mesmo tamanho, mas com jardim junto ao quintal. Com isso, há um aumento na valorização, tanto pela qualidade de vida quanto pela valorização do metro quadrado de espaço a mais que possui", explica.

Para quem está construindo e já pensa na valorização do imóvel no futuro, Thiago explica que não existe uma metragem exata para se reservar ao quintal. O espaço deve ser definido pelo morador, dependendo das necessidades e do orçamento para a construção ou a adequação. Contudo, afirma que, quanto maior o espaço, mais valorizado o imóvel se torna.

(Colaborou Yasmin Lisboa)Dicas para melhorar seu quintal sem gastar muito

1. Aposte no verde

Um bom projeto de jardinagem e paisagismo pode tornar seu quintal muito mais agradável. Procure combinar arbustos e flores em canteiros e trepadeiras. Se tiver mais espaço, vale investir também em árvores. Que tal uma frutífera?

2. Deck de madeira

Além de dar um charme ao espaço, o deck de madeira se transforma em um lugar propício para reuniões familiares e também para descanso. Com um deck é possível criar um novo ambiente dentro do quintal, com uma atmosfera acolhedora e convidativa.

3. Use as pedras na decoração

Combine o verde das plantas com pedriscos no chão. Esta é uma alternativa simples e barata para ornamentar seu quintal, dando um ar mais elegante ao ambiente.

4. Recicle móveis antigos

Móveis antigos de madeira podem ser ressignificados no espaço externo da casa. Para isso, é importante que o item passe por um preparo para resistir ao tempo.

5. Ilumine o espaço

Uma boa iluminação pode fazer toda a diferença no aproveitamento noturno do quintal. Arandelas e luminárias de jardim podem ser úteis para incrementar a decoração.

 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por