Imóveis com área verde oferecem bem-estar e qualidade de vida

MERCADO IMOBILIÁRIO

Imóveis com área verde oferecem bem-estar e qualidade de vida

Vegetação purifica o ar e, quando aliada a um bom projeto paisagístico, pode valorizar ainda mais o imóvel


Casa com ampla área verde no Quinta do Golfe, em Rio Preto
Casa com ampla área verde no Quinta do Golfe, em Rio Preto - Guilherme Baffi 18/9/2020

Com a pandemia, o lar se tornou o lugar onde muitas pessoas passam a maior parte do tempo. Daí a necessidade de investir em imóveis mais confortáveis e aconchegantes. É por isso que quem está buscando um imóvel nesse período tem valorizado, além de uma boa área de lazer, espaços com área verde.

De acordo com o diretor regional do Sindicato da Habitação (Secovi), Thiago Ribeiro, o setor não possui dados sobre a procura de casas com área verde em Rio Preto. No entanto, devido ao isolamento social, ele conta que aumentou a procura por casas, sejam em condomínios ou bairros, por causa dos juros baixos em financiamentos habitacionais. "As pessoas vão valorizar mais os espaços, incluindo áreas verde. Quem tem condições vai buscar um equilíbrio maior entre vida profissional e os momentos em família, buscando para isso espaços que têm a possibilidade de oferecer este equilíbrio: áreas verdes, casas mais isoladas com maior privacidade, além de poderem exercer suas atividades profissionais de forma mais aconchegante", explica.

A procura por imóveis maiores, com amplas áreas verdes, foi uma tendência que o mercado imobiliário observou durante a quarentena. "Áreas verdes são fundamentais para valorização do imóvel, acho que as pessoas têm necessidade de uma área verde. Um imóvel assim, [com vegetação] na frente ou no entorno, como parques ou áreas de preservação ambiental, oferecem ao proprietário valor de mercado, qualidade de vida e liberdade", diz o empresário do mercado imobiliário, Guilherme Neilly.

A consultora de imóveis de alto padrão Mayza Rui, proprietária da imobiliária Grandes Lagos empreendimentos imobiliários, diz que os compradores valorizam as áreas verdes e que essa característica tem impulsionado as vendas. "Ter uma área verde em um imóvel é um desejo comum entre os clientes e contribui de forma decisiva na compra. Os que estão próximos aos parques, praças e matas possuem valor de mercado superior aos demais", relata a consultora.

Já Salvione, da imobiliária Salvione Imóveis, complementa dizendo que os clientes preferem área de lazer com paisagismo, pois é o lugar onde mais ficam quando estão em casa. Além disso, segundo ele, "o paisagismo tem se tornado um item fundamental na percepção de valor por parte dos compradores" e chega a agregar um aumento de 10% a 20% no valor do imóvel.

Para Mayza, são inúmeros os benefícios de ter uma ampla área verde em casa. "A presença de árvores e plantas purifica o ar, e isso contribui para qualidade de vida. Como moramos em uma cidade muito quente, as plantas deixam os ambientes mais frescos e um ar mais puro. Isso resulta em melhor respiração e consequentemente vai nos ajudar a relaxar", expressa.

Para manter as áreas verdes bonitas e bem cuidadas, Guilherme recomenda que o imóvel tenha irrigação automática e que seja feita manutenção periódica. "Os galhos sejam podados regularmente, as árvores com risco de queda sejam extraídas e substituídas, haja poda especializada em levantar copas; o gramado seja cortado; as doenças e pragas sejam evitadas e as espécies nativas sejam priorizadas. Assim, as áreas verdes sempre manterão limpas e bonitas", diz o corretor. Já Salvione complementa dizendo que também é importante contar com a ajuda de um jardineiro para manter as áreas sempre bem cuidadas.

(Colaborou Beatriz Moreira)