Pequenas reformas podem valorizar ainda mais seu imóvel

DICAS

Pequenas reformas podem valorizar ainda mais seu imóvel

Reparos simples e até uma boa faxina podem ajudar a aumentar o interesse dos compradores pela sua casa ou apartamento


Uma boa pintura pode dar aparência de novo ao seu imóvel
Uma boa pintura pode dar aparência de novo ao seu imóvel - Freepik/Banco de Imagens

Quando o assunto é valorização de um imóvel, duas coisas são fundamentais para concluir a venda ou a locação: boa limpeza e pintura. Segundo especialistas, esses dois pontos são primordiais para que os imóveis sejam mais valorizados. Caso o local esteja sujo e sem pintura, mesmo que tenha outras qualidades, como boa localização, o cliente pode deixá-lo para o final da lista. É o que explica o corretor Junior Fontes, gerente do departamento de administração e locação da imobiliária Vanda Imóveis.

O profissional lembra que, hoje, a oferta é muito grande em todos os segmentos. Isso significa que, quanto melhor estiver o estado de conservação, maiores são as chances de fechar negócio. "Hoje é muito difícil conseguir um cliente que invista ou reforme, especialmente na locação, mesmo tendo um abono no aluguel. Todo mundo quer praticidade, que é chegar, gostar do imóvel, atender as necessidades e já mudar de imediato, sem precisar fazer investimentos", explica.

Junior afirma que já houve situações em que o cliente se recusou a comprar um imóvel devido a reparos simples que poderiam ter sido feitos, sem que o proprietário gastasse muito. Pintura, limpeza e manutenção, podem pesar pouco no bolso e resultar em uma boa venda ou locação. "Mesmo que atenda condições como espaço e localização, que hoje são grandes diferenciais, já perdemos locações em que o imóvel não estava em bom estado", diz ele.

Corretor há 34 anos, Ricardo Luís Pinheiro, da RPinheiro Negócios Imobiliários, ressalta que é dever do profissional informar ao proprietário sobre os possíveis reparos que devem ser feitos. "A imagem do imóvel em ordem traz uma credibilidade para o profissional que está trabalhando e desperta mais interesse naquele que quer comprar ou alugar", garante.

O sócio da construtora Callsen&Micheloni, Carlos César Ferreira, compara o imóvel a um quarto de hotel. No geral, segundo ele, a grande maioria é bastante impessoal e por isso consegue agradar diferentes perfis. Às vezes, basta uma reforma simples para mudar o ambiente. A troca do piso, a instalação de um portão eletrônico e detalhes ligados à estética do imóvel são algumas dicas para manter o local em bom estado. "Tem que estar impecável, limpo, pintura em dia e alguns pequenos reparos podem ser feitos com custo baixo e deixar tanto o comprador como o inquilino satisfeitos", finaliza.

Dicas

Pintura - Uma pintura nova já é capaz de renovar o imóvel, dando a ele a aparência de novo e bem conservado

Elétrica - Atente-se para a instalação elétrica, que deve funcionar sem defeitos. Além disso, as tomadas e interruptores novos transmitem a ideia de que o imóvel é bem cuidado

Hidráulica - Faça os devidos reparos nas instalações hidráulicas, eliminando vazamentos e infiltrações. Se necessário, troque os registros e torneiras danificados

Piso - Elimine os pisos quebrados e manchados. Faça uma boa limpeza e utilize os produtos adequados para manter o piso brilhando, com aparência de novo

Jardim - Se o imóvel tiver um jardim, mantenha-o limpo e com as plantas devidamente aparadas

Vidros - Limpe os vidros e substitua aqueles que estão quebrados

Faxina - Por fim, faça uma boa faxina para que os interessados em comprar ou alugar possam visitar o imóvel limpo

(Colaboraram Beatriz Moreira e Luna Kfouri)