Conheça as soft skills, fundamentais para o sucesso profissional

HABILIDADES ALÉM DO CURRÍCULO

Conheça as soft skills, fundamentais para o sucesso profissional

As soft skills são competências relacionadas ao comportamento e à personalidade


Capacidade de trabalhar em equipe é uma das competências exigidas pelas empresas
Capacidade de trabalhar em equipe é uma das competências exigidas pelas empresas - Freepik/Banco de Imagens

Nem todas as qualidades buscadas por uma empresa em um funcionário estão descritas no currículo. Algumas são mais subjetivas do que um diploma e nem sempre podem ser encontradas em cursos de graduação ou pós-graduação. Tratam-se das soft skills, habilidades que vão muito além da técnica e da formação.

Soft skills são competências ligadas à personalidade e ao comportamento do profissional. Segundo a pesquisa "Global Capgemini Digital Transformations Institute", produzida pela multinacional francesa Capgemini, a busca por profissionais com soft skills vem aumentando. Ao todo, 1.250 executivos participaram da pesquisa, que mostrou que eles buscam profissionais capazes de prestar bom atendimento e dedicar-se ao cliente (65%); cooperar com a equipe na rotina de trabalho (64%); sair da zona de conforto e ir em busca de novos conhecimentos (64%); compreender a complexidade da organização e possuir habilidade organizacional (61%).

A diretora de recursos humanos Ellen Leandra Mateus Anholeto explica que as soft skills estão ligadas à personalidade de cada um. "Elas podem estar muito relacionadas à cultura, educação e crenças de cada um. Com tempo, maturidade e autoconhecimento, as pessoas podem ir desenvolvendo [essas habilidades]" , afirma.

A especialista explica ainda que essas habilidades são avaliadas nos processos seletivos por meio de entrevistas e testes de personalidade aplicados pelos recrutadores. "Na entrevista por competência vemos quais são as situações já vivenciadas, reações e atitudes que foram tomadas, ou não, pelo candidato em cada uma delas. Assim, para cada pergunta é direcionado o tipo de competência que se quer avaliar e, de acordo com a resposta, entendemos o perfil e as emoções deste profissional. Quando realizamos o teste de personalidade, é possível visualizar quais soft skills o profissional tem mais desenvolvidas e quais ainda estão em menor nível", explica.

Jessica Sesconi, responsável pelo departamento de seleção de pessoal da Fibra RH, acrescenta que é possível desenvolver as soft skills. "É possível desenvolvê-las por meio do autoconhecimento, sabendo qual habilidade tem e como pode aprimorá-la e usá-la positivamente. Pode-se também adotar a cultura do feedback, escutando um ponto de vista oposto ao seu, para saber onde pode aprimorar", afirma.

Ellen afirma que, para descobrir qual das habilidades cada um já possui, é necessário ter autoconhecimento e não ter medo de procurar saber sobre si. "É muito importante fazer sempre a autoavaliação, conhecer a si mesmo, analisar feedbacks recebidos de terceiros ou realizar testes de mapeamento de perfil, essas são ferramentas que ajudam a fazer está autoavaliação e descobrir quais são os seus soft skills", conclui.

Soft skills mais procuradas

  • Flexibilidade: saber se adaptar às mudanças
  • Trabalho em equipe: executar a colaboração, saber trabalhar em grupo
  • Trabalhar sobre pressão: gerenciar o stress sem perder o foco durante momento difíceis
  • Liderança de equipe: saber como motivar, engajar e desenvolver equipes de trabalho
  • Comunicação: ouvir atentamente e se comunicar de maneira clara com os demais
  • Empatia: compreender a dor e dificuldades do outro

(Colaborou Yasmin Lisboa)