Como o corretor pode auxiliar na compra, venda e locação de imóveis

DIA DO CORRETOR DE IMÓVEIS

Como o corretor pode auxiliar na compra, venda e locação de imóveis

Habilitado pela lei brasileira, esse profissional é responsável por garantir que vendedor e comprador estão fechando o melhor negócio


Corretor de imóveis
Corretor de imóveis - Banco de Imagens / Canva

Muitos brasileiros compartilham do mesmo sonho: comprar uma casa própria. Mas realizar esse desejo não é uma das tarefas mais fáceis, ainda mais levando em conta que envolve altas quantias de dinheiro e as burocracias do mercado imobiliário, que vão desde financiamentos e avaliações do imóvel até as cláusulas de um contrato de compra e venda.

Sendo assim, contar com o apoio de um especialista é fundamental para não ter que lidar com problemas que possam surgir futuramente no imóvel. Esse profissional é o corretor de imóveis, que muito além de apresentar a casa dos seus sonhos, possui conhecimento e experiência no ramo imobiliário para garantir que está fechando o melhor negócio. É por isso que ele merece uma data só dele e, no dia 27 de agosto, é celebrado o Dia do Corretor de Imóveis.

Além disso, esse profissional é habilitado pela lei brasileira para exercer a negociação de compra e venda de um imóvel, garantindo assim que o acordo seja justo e satisfaça ambas as partes. Portanto, é importante checar se o corretor possui registro no Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci).

"O corretor auxilia na avaliação correta dos valores dos imóveis a serem colocados à venda ou para locação e na responsabilidade de unir as partes, comprovando a idoneidade entre os envolvidos, sempre sabendo que tem a responsabilidade civil, tendo como destaque o atual Código Civil e o Código de Defesa do Consumidor", diz Luciano Pimentel, que atua há 30 anos como corretor de imóveis em Rio Preto.

Experiência profissional

Diante de tantas ofertas de imóveis atualmente, principalmente na internet, é comum muitos pensarem que é mais fácil fechar acordos de venda ou locação sem o intermédio de um profissional. Contudo, os acordos individuais podem resultar em eventuais complicações.

O corretor de imóveis tem a função de divulgar, avaliar o valor do imóvel de acordo com as tendências do mercado, analisar o estado da propriedade e cuidar de toda a documentação necessária para que o negócio seja fechado o quanto antes. Por isso, mediante um contrato, é possível estabelecer diretrizes que garantam os direitos dos envolvidos.

"Não é porque um dono de imóvel está vendendo esse bem que ele vai se dedicar apenas e somente a essa atividade. Pelo contrário, muitas vezes, quem opta por uma venda direta acaba demorando muito mais para efetivar a transação, pois não consegue conciliar a agenda que possui com as atividades necessárias para realizar a venda o quanto antes. Já o corretor, é focado em vender", explica Florisvaldo de Souza Salvione, proprietário da Salvione Imóveis.

Além de auxiliar na procura por imóveis residenciais, os corretores também se encarregam de encontrar o melhor espaço comercial para quem deseja empreender. "Estava procurando um imóvel comercial, com uma ótima localização e, sem sombra de dúvidas, o apoio de um corretor foi fundamental. Através deste profissional experiente, consegui localizar o imóvel que eu almejava", diz Rodolfo Issas, correspondente bancário que presta serviços de consultoria.

Bom momento para investir

Com a taxa Selic a 2% ao ano, o menor índice no patamar histórico, o cenário se mostra bastante propício para a compra de imóveis, seja para morar ou investir. "Mesmo com a pandemia, houve um crescimento maior no setor imobiliário por causa da redução da taxa de juros, e a expectativa é que continue crescendo. Além disso, as pessoas que moravam em apartamentos estão se mudando para casas, justamente para ter mais conforto", diz Guilherme Neilly, empresário do setor imobiliário há 14 anos.

"É um bom momento para quem possui economia e para quem tem condição de crédito junto as instituições financeiras. Por isso, é fundamental contar com o corretor de imóveis, que pode atender as necessidades do interessado, realizando o sonho da casa própria ou atendendo o desejo de investimento", explica Thiago Ribeiro, diretor regional no Noroeste Paulista do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) e proprietário da imobiliária Locabens Imóveis.