SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUINTA-FEIRA, 07 DE JULHO DE 2022
Rio Preto em Foco

O outro lado da cidade

Fotos raras mostram lugares em Rio Preto que hoje são históricos, alguns totalmente modificados e outros não

Marival Correa
Publicado em 25/04/2020 às 21:12Atualizado em 07/06/2021 às 03:32
Abrigo de ônibus que existia na rua Voluntários de São Paulo, em registro dos anos 1970 (Fotos: Rio Preto em Foco)

Abrigo de ônibus que existia na rua Voluntários de São Paulo, em registro dos anos 1970 (Fotos: Rio Preto em Foco)

Normalmente quando se publica algo relativo à história da cidade de Rio Preto, muitos preferem ilustrar com fotos já muito conhecidas de todos. Quase raramente, ou especificamente, como quando é lançada uma publicação de uma instituição ou de uma empresa, são usadas fotos diferentes. Quando é para fazer uma retrospectiva então, nem se fala. São praticamente as mesmas: da primeira casa; do fundador João Bernardino de Seixas Ribeiro; da Catedral; da Basílica; das praças do Centro; do Andaló fazendo a barba de Bady Bassitt em plena praça pública; do Cine Rio Preto; Cine São Paulo; Salada Paulista; do Hotel Términus; da Santa Casa; e a não menos histórica foto da saudosa escadaria que ficava em frente à Gare da Estação Ferroviária...

Hoje queremos mostrar que tem ainda muita foto para mostrar de lugares que hoje já são históricos e que foram totalmente modificados, ou não. A primeira é uma foto da quadra do Colégio Alberto Andaló, quando ainda era descoberta, da década de 1960 (o colégio foi fundado em 1958). Também bem diferente, que acho que nunca foi publicada, é a da rua Adolfo Lutz, atrás do Senac, quando ainda era de paralelepípedo. Provavelmente da década de 1960, porque o edifício Ipesp, que foi inaugurado justamente em 1960, na gestão do prefeito Philadelpho Gouveia Neto, aparece ao fundo.

Todo mundo se lembra da Galeria Bassitt, na esquina da rua Bernardino com a Marechal Deodoro. Mas do prédio em frente, onde era a Casa Bechara, só é conhecia a foto da fachada. A lateral, onde hoje é o Edifício Bechara Hage, é raro de se ver, assim como a rua Jorge Tibiriçá, no Centro, completamente vazia, mostrando em evidência o Edifício Arroyo, na esquina com a rua Coronel Spínola. Outra é a dos antigos prédios da rua Bernardino de Campos, onde é hoje o edifício Bonfiglioli (Banco Auxiliar). Ambas da década de 1950. Fotos muito raras.

Tem também uma da rua Tiradentes, quase esquina da rua Antônio de Godoy, em frente à Padaria Pão Gostoso; da rua General Glicério, entre as ruas Prudente de Moraes e Tiradentes, onde aparece o prédio da Comercial Importadora F. S.Barbeiro; do ponto de ônibus na praça Dom José Marcondes, na década de 1970; da primeira sede das Lojas Lívia, na rua Coronel Spínola com a rua Jorge Tibiriçá; do Sartorelli Frios e Laticínios, na esquina da Jorge Tibiriçá com a Antônio de Godoy; da Alfaiataria Orlando (Orlando Rosselli), na rua Coronel Spínola; do 2º Cartório, na esquina da rua Presciliano Pinto com a rua Tiradentes; e muitos comércios da rua Bernardino, na Vila Maceno, todas também da década de 1970, entre outras.

Pra fechar, uma da praça Coronel Adolpho Guimarães Corrêa, na Vila Santa Cruz, da década de 1980, onde aparece o inesquecível Bar Palmeiras, reduto dos jogadores do América. Salve Cumpadi Ambrósio. Sua benção Bertolino...

Rua Bernardino de Campos, na Maceno, abaixo da Igreja, na década de 1980

Prédio na Rua Bernardino de Campos, entre Silva Jardim e Jorge Tibiriçá, em frente à Casa Bueno, no anos 1960r

Praça Coronel Adolpho Guimarães Corrêa, na Vila Santa Cruz, nos anos 1980

Quadra da escola Alberto Andaló, ainda descoberta, na década de 1960

Edifício Arroyo, na Jorge Tibiriçá com a General Glicério

Rua Presciliano Pinto com rua Tiradentes, altura do 2º Cartório da Boa Vista e antiga Farmácia Lisboa

Rua General Glicério, local onde se encontra o Cine São Jose, em foto de 1958

Rua Bernardino de Campos, no lugar foi a casa de Vicente Caprará até a década de 1950

Rua Bernardino de Campos com rua Marechal Deodoro, em frente ao Cardeal Leme

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por