Presos de Rio Preto produzem pelo menos 50 mil máscaras contra a Covid
-

No mês de setembro, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo está realizando uma campanha educativa sobre prevenção a acidentes de trânsito. Com o clima mais quente, é notado um aumento no fluxo de veículos, principalmente motocicletas e bicicletas, o que naturalmente provoca um elevado número de acidentes envolvendo estes meios de transporte.

Com o intuito de evitar tais acidentes, o Corpo de Bombeiros oferece algumas orientações: ande defensivamente presumindo que os outros não o viram; use os equipamentos de segurança corretamente; tenha o olhar atento à pista, pois pode existir óleo, areia e folhas; dirija a uma velocidade que lhe permita desacelerar e parar no momento adequado e local seguro; cuidado redobrado quando avistar alguém soltando pipas. Cuidado também, aos motociclistas, ao utilizar os corredores formados por automóveis, pois tal ação pode resultar em acidentes graves, sendo que a utilização dos corredores dar-se-á somente quando o trânsito estiver parado, sendo que o condutor deverá, nestes casos, transitar em velocidade compatível com a segurança dos pedestres e demais veículos;

Ademais, com o advento da pandemia, notou-se um aumento de pessoas pedalando em nossa região. É bom saber que bicicletas devem obedecer às regras de trânsito, não devendo transitar na contramão e nem nas calçadas. Os ciclistas devem sempre usar os equipamentos de segurança, tais como: capacete, luvas, lanternas e roupas com materiais refletivos que facilitam sua visualização. Também ao sair para fazer trilhas nunca esteja sozinho, pois para qualquer imprevisto sempre terá alguém para auxiliar na prestação de socorro.

Desenvolver uma cultura de segurança é praticar cidadania. Para maiores informações, acesse o site oficial do Corpo de Bombeiros por meio do endereço eletrônico http://www.ccb.policiamilitar.sp.gov.br/educacaopublica/ e baixe os nossos vídeos e materiais ilustrativos com diversas dicas de prevenções. Em caso de acidentes é só acionar o Corpo de Bombeiros pelo Telefone de Emergência 193. Ao ser atendido diga o que está acontecendo, seu nome, o endereço do local e o número do telefone para contato.