Vereadores pedem que lockdown não seja prorrogado em Rio Preto
  • ACERVO •
  • DIARIOIMOVEIS •
  • FM DIÁRIO
Diário da Região - O maior do noroeste paulista
  • REVISTA BEM-ESTAR •
  • REVISTA VIDA&ARTE •
  • CONTATO
Assine Clube D

Diário da Região - O maior do noroeste paulista

Entrar Assine
São José do Rio Preto |  Terça-Feira, 30 de Março de 2021
  • Entrar
    Assine
    Assine Clube D
  • assinantes
  • Portal Assinante
  • Acervo
  • cidades
  • política
  • economia
  • esportes
  • cultura
  • vida e estilo
  • Diário Multi
  • classificados
  • blogs
  • in memoriam
  • FM Diário
  • DIARIOIMOVEIS
  • Revista Bem-Estar
  • Revista Vida & Arte
  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente
  • CIDADES
  •      •
  • POLÍTICA
  •      •
  • ECONOMIA
  •      •
  • ESPORTES
  •      •
  • CULTURA
  •      •
  • VIDA E ESTILO
  •      •
  • CLASSIFICADOS
  •      •
  • BLOGS

29.Mar.2021 às 21h57

COLUNA DO DIÁRIO

Vereadores pedem que lockdown não seja prorrogado em Rio Preto

Em reunião com secretário de Edinho, vereadores pedem flexibilizações e que lockdown não seja estendido


Por: Vinícius Marques Com Francela Pinheiro e Rodrigo Lima
Secretário de Governo, Jair Moretti: 'Não vamos nos posicionar contra ou a favor da emenda'
Secretário de Governo, Jair Moretti: 'Não vamos nos posicionar contra ou a favor da emenda' - Mara Sousa 9/4/2019

Um grupo de vereadores se reuniu de forma virtual neste final de semana com o secretário de Governo de Rio Preto, Jair Moretti, e fez um pedido expresso: que o decreto de lockdown, editado pelo prefeito Edinho Araújo (MDB), não seja prorrogado. As regras que barram a circulação de pessoas sem justificativa terminam nesta quarta-feira, 31. Por ora, não há no radar do governo a intenção de prorrogar a medida, adotada diante do avanço de casos e internações.

O bramido de parlamentares sobre as proibições, que nas duas primeiras fases atingiram inclusive serviços essenciais como postos de combustível e supermercados, teve início logo que o decreto entrou em vigor, em 17 de março. Vereadores também pediram novas flexibilizações por parte do município. Sete vereadores participaram da reunião.

Mesmo sem prorrogação, Rio Preto terá de seguir a fase emergencial do Plano São Paulo, do governador João Doria (PSDB). Esta etapa do plano vai até 11 de abril, mas são mais brandas que o fechamento total. "Teve o pedido formal para que o prefeito não edite novo decreto e que siga o plano do governo. Encaminhei a solicitação ao prefeito, com parecer para que não tenha novo decreto", disse Moretti.

Outro pedido feito pelos vereadores foi a liberação de missas e cultos. A solicitação, porém, não deverá ser atendida, já que o Plano SP autoriza a realização de atividades religiosas apenas virtualmente.

Notas

No páreo

O deputado estadual Itamar Borges (MDB) é nome cotadíssimo para assumir a Secretaria do Estado da Agricultura. A pasta hoje é comandada por Gustavo Junqueira. Itamar é presidente da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa. A coluna apurou, junto ao entorno do governador João Doria, que há tratativas em curso para a mudança. Itamar, por meio de sua assessoria, não comentou o assunto.

Fora da regra

Em linhas gerais, a Justiça tem rejeitado ações para suspender o decreto que instituiu o lockdown em Rio Preto. Mas há exceções. Uma empresa do município conseguiu autorização para manter atividade presencial, pois presta serviço de vacinação, inclusive contra gripe. Em outro caso, a Justiça liberou empresa responsável por fabricar máscaras.

Sinuca

A chance da convocação da secretária de Educação de Rio Preto, Fabiana Zanquetta, ser aprovada na Câmara nesta terça, 30, é praticamente nula. O pedido de João Paulo Rillo (Psol) é para discutir a convocação de aprovados em concurso da Educação. O município confirmou a contratação em abril.

Disputa

Um dia antes de ter início a eleição, em sistema online, para a nova diretoria da Famerp, o presidente da Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), visitou o Hospital de Base. Ele conversou com o médico Fernando Cury, que tem respaldo da atual diretoria da fundação. Cury centraliza a disputa com o médico Mário Abbud. Já a terceira via, com campanha discreta, é do médico Antonio Carlos Brandão.

Acumula

Já são mais de dez reclamações formais apresentadas ao Ministério Público pelo som alto nos protestos em frente ao prédio onde Edinho mora. O pacote de representações foi encaminhado para o promotor Cláudio Santos Moraes.

Outro lar

Protestos também ocorrem diariamente em frente à casa do governador Doria, em São Paulo. Nesta segunda, 29, o governador reclamou das ações de "negacionistas" e resolveu mudar de endereço. Doria vai morar por um tempo na sede do governo, no Palácio dos Bandeirantes.

Na delegacia

A prefeitura de Campinas decretou toque de recolher na cidade para reduzir a circulação de pessoas. O presidente do Tribunal de Justiça, Pinheiro Franco, determinou que, quem descumprir a norma, deve ser encaminhado para a delegacia.

'Tô vivo'

O secretário de Governo de Rio Preto, Jair Moretti, recebeu centenas de ligações depois que foi postado em redes sociais que ele teria morrido por conta da Covid-19. Moretti passou pela inusitada situação de atender o telefone e confirmar que estava vivo.

Curtas

Outra vez - O vereador João Paulo Rillo (Psol) apresentou novo convite para o secretário de Saúde de Rio Preto, Aldenis Borim, comparecer de forma virtual em sessão para falar sobre a pandemia. Borim teve reunião com os vereadores no dia 15 de março. Um dos motivos da nova reunião é a fila de pacientes à espera de UTI.

Testemunha - Além de dificuldades inerentes à situação da pandemia de coronavírus, com o atendimento de pacientes no limite, há situações que esbarram na fé. O Hospital de Base entrou na Justiça com pedido de autorização para realizar transfusão de sangue em paciente com Covid-19 que precisa do procedimento, mas a família se recusa.

  • Últimas Notícias

  • Mais Lidas

O Diário da Região utiliza cookies e tecnologias semelhantes, como explicado em nossa Política de Privacidade, a fim de melhorar experiencia do usuário. Ao navegar por nosso conteúdo, o usuário aceita tais condições.

Diário da Região - O maior do noroeste paulista Diário da Região Voltar

editorias

  • Cidades
  • Política
  • Economia
  • Esportes
  • Cultura
  • Vida e Estilo
  • Classificados
  • Blogs

mais do diário

  • Vida & Arte
  • Diário Imóveis
  • FM Diário 89.9

acesse

  • Captação
  • Webtake

Contato

  • Fale Conosco
  • Trabalhe Conosco
  • Expediente

Redes Sociais

  • Link externo, Youtube Diário da Região
  • Link externo, Instagram Diário da Região
  • Link externo, Facebook Diário da Região

Anuncie


Contato SJRP

[email protected]

(17) 2139-2054


Contato Comercial - Sucursal SP, Capital

Luciana Wensko

[email protected]

(11) 99938-6219

Copyright © - 2020 - Grupo Diário da Região - É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.

Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Trocar minha senha
Esqueci minha senha / Primeiro acesso
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.
Trocar Senha
Troque Sua Senha
Informe o e-mail e senha atual para trocar a senha do login Diário da Região.
Cancelar, quero logar.
Login
Faça Seu Login
Informe o e-mail e senha para acessar o Diário da Região.
Esqueci minha senha
Recuperação
Recupere Sua Senha
Informe o e-mail para recuperar a senha do login Diário da Região.
Lembrei, quero logar.