O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), vai participar de um encontro virtual com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, nesta quinta-feira, 14, para debater o plano de imunização contra a Covid-19. A reunião será promovida pela Frente Nacional de Prefeitos após o crescimento do número de casos da doença no País.
Além do calendário de vacinação, os prefeitos deverão ser informados sobre o planejamento, logística e como será feita a distribuição do imunizante para os municípios. A assessoria de Edinho já confirmou a presença do prefeito no encontro com o ministro e os outros chefes de Executivo.
A expectativa é de que Pazuello confirme o início da vacinação no País para a próxima terça-feira, 19, quando os governadores vão participar de um ato em Brasília.
Nesta quarta-feira, 13, a Prefeitura de Rio Preto informou que o plano municipal de imunização ainda "está sendo finalizado e será divulgado nos próximos dias". O próprio Executivo, porém, divulgou imagens do documento, com data de elaboração de dezembro do ano passado.
Frente
Na Câmara, os vereadores formaram a Frente Parlamentar que pretende acompanhar as medidas adotadas pelo Executivo no combate à Covid-19 no município. A iniciativa foi tomada pelo presidente da Câmara, Pedro Roberto (Patriota).
Conforme adiantou a Coluna, os vereadores querem acesso, justamente, ao plano municipal de vacinação que o governo Edinho está elaborando. Uma das principais preocupações da frente é o aumento do número de casos do coronavírus nos últimos dias no município.
O grupo pretende também analisar denúncias de demora e condições de atendimento em Unidades Básicas de Saúde e se os servidores da área da Saúde tiveram acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A higienização, a lotação e as aglomerações nos ônibus urbanos também serão alvos de questionamento.
Além disso, os vereadores querem saber como a pasta da Educação está se preparando para o retorno às aulas e a retomada da economia na cidade.