O presidente da Câmara de Rio Preto, Pedro Roberto (Patriota), quer liderar a Frente Parlamentar que vai acompanhar as medidas de combate à Covid-19 no município. A comissão será criada nesta quarta-feira, 13, em encontro entre vereadores. Uma das primeiras deliberações será requisitar à Secretaria de Saúde o acesso ao plano municipal de vacinação contra o coronavírus.
Segundo Pedro, servidores da Assistência Social reivindicaram, durante reunião na Câmara, a inclusão da categoria na lista de prioridades na fila da imunização na cidade. Ele citou ainda que a Guarda Municipal também não seria beneficiada. "Não sabemos o que está estabelecido no plano municipal da imunização", afirmou o presidente do Legislativo.
Pedro disse que todos os parlamentares serão convidados a participar da frente. Ele já tem a adesão de vereadores que o ajudaram a derrotar o candidato do prefeito Edinho Araújo (MDB), Paulo Pauléra (PP), na disputa pela presidência da Câmara no início deste mês. "Os membros da Mesa Diretora me garantiram que vão participar", afirmou o vereador. "Acho que a maioria deve participar com o tempo, quando os resultados aparecerem", disse.
Além de pedir uma cópia do plano de imunização na cidade, a frente pretende analisar informações sobre o número de leitos, condições de trabalho dos servidores da Saúde e qualidade do atendimento em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Os vereadores vão cobrar ainda medidas relacionadas ao transporte coletivo. "Queremos saber, por exemplo, se os ônibus são higienizados, se os motoristas e usuários do serviço receberam as informações sobre o coronavírus", afirmou o presidente da Casa.
De acordo com Pedro, outra questão que será abordada pelo grupo é a definição sobre o retorno ou não das aulas presenciais no município. "Queremos saber sobre quais serão as condições para isso e se os representantes dos professores e dos pais dos alunos foram ouvidos", afirmou.
A frente deve deliberar ainda por acompanhar as medidas adotadas pelo Comitê de Retomada Econômica Pós-pandemia, que será coordenado pelo vice-prefeito Orlando Bolçone (DEM). Ele ainda comanda a Secretaria de Planejamento na atual administração do prefeito Edinho Araújo (MDB).