O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), recebeu em seu gabinete o presidente da Câmara, vereador Pedro Roberto (Patriota), nesta quinta-feira, 7. O emedebista, que apoiava a candidatura de Paulo Pauléra (PP), adotou um tom conciliador após a derrota na eleição da Mesa Diretora. Foi a primeira vez que Edinho e Pedro se encontraram nesta gestão.
O presidente do Legislativo municipal convidou para o encontro o colega Jean Charles (MDB), cujo voto em favor do parlamentar do Patriota foi decisivo na disputa da Mesa diretora. Pauléra (PP) recebeu oito dos 17 votos. "Foi uma visita de cortesia, para dizer ao prefeito que o Poder Legislativo estará à disposição para contribuir com a cidade", disse Pedro.
Pedro foi eleito com apoio de nove vereadores, inclusive do Republicanos e do Psol — partidos cujos candidatos a prefeito foram derrotados por Edinho na eleição de novembro. Após derrotar Pauléra, o vereador do Patriota afirmou que não tinha o apoio da administração. Mas o encontro no Executivo teve como objetivo "aparar as arestas" e qualquer "mal entendido" por conta da disputa interna do Legislativo.
"Há necessidade de um entendimento entre os poderes. A conversa foi republicana e pelo bem da cidade", afirmou um dos integrantes do governo. "Todos estão fazendo esforço para pacificar a relação. É um esforço conjunto. O prefeito se colocou à disposição para desfazer qualquer dúvida e acabar com ruídos", disse.
Além dos vereadores e Edinho, participaram da reunião o chefe de gabinete, Zeca Moreira, uma assessora de Pedro e uma servidora da Secretaria de Governo.
Nomeações
Pedro nomeou Airton Bertoni como novo diretor Jurídico da Câmara Municipal. O chefe do Legislativo também nomeou o ex-assessor e candidato derrotado a vereador pelo Republicanos, Marquinhos Cardoso, para a Diretoria Legislativa, conforme adiantou o Diário.
Nesta quinta, foi confirmado ainda o nome da jornalista Luciana Machado para a Diretoria Administrativa. A jornalista é mulher de Beto Perosa, dirigente do PSDB local. A nomeação já tinha sido antecipada pelo Diário, com exclusividade.
O presidente reuniu a Mesa Diretora para definir um ato para a criação de frentes parlamentares na Casa. Pedro Roberto também confirmou que deve se reunir com o secretário de Administração, Adilson Vedroni, e com o procurador-geral do município, Luís Roberto Thiesi, para discutir a questão dos professores que aguardam o andamento de concursos públicos da Educação.