No seu discurso de posse, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) afirmou que a cidade tem características — economia diversificada, saúde privada e pública de excelência, somos polo comercial, turístico e educacional de referência — para sair da crise provocada pela pandemia do Covid-19 em menor tempo. Para isso, ele aposta nas medidas de recuperação da economia no período pós-pandemia que serão implantadas por comitê capitaneado pelo vice-prefeito Orlando Bolçone (DEM), que vai acumular ainda o comando da Secretaria de Planejamento.
"Eu e o professor Orlando Bolçone, meu vice, temos em nossa história política a marca do diálogo e da transparência. Participamos juntos de conquistas decisivas para o desenvolvimento de São José do Rio Preto e região, e estamos conscientes dos novos desafios que teremos a enfrentar. Tenho confiança de que a nossa experiência administrativa e o bom trânsito que temos em São Paulo e Brasília poderão ser determinantes nestes tempos tão difíceis", disse Edinho.
O prefeito, que iniciou o seu quarto mandato no município — 2001/2004, 2005/2008, 2017/2020 e 2021/2024 —, disse ter utilizado apenas critérios técnicos na escolha do seu secretariado. Ele, no entanto, fez nomeações políticas como o vereador Fábio Marcondes para a Secretaria de Trânsito e o presidente do MDB, Pedro Nimer, para a Empresa Municipal de Construções Populares (Emcop).
Aos integrantes do primeiro escalão, Edinho pediu a elaboração de "projetos estratégicos para os próximos 10 anos" e alertou que vai "cobrar muito trabalho de todas as pastas, eficiência administrativa e bons resultados".
Ao citar os principais projetos do mandato anterior, o prefeito citou obras de mobilidade urbana e destacou a duplicação da BR-153 e o anel viário, além da inauguração de viadutos na região Norte — iniciados na gestão do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB).
Pandemia
Edinho lamentou as mortes provocadas pelo coronavírus e agradeceu os profissionais da Saúde. O prefeito pediu, mais uma vez, para a população respeitar as regras sanitárias. "Não ignorem os riscos, evitem aglomerações. A vida vale mais", afirmou o prefeito.