O ex-deputado federal Julio Semeghini deixou o cargo de secretário-executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação nesta sexta-feira, 23. O ministro da pasta, Marcos Pontes, gravou vídeo para agradecer a participação de Semeghini, que é de Fernandópolis, no governo do presidente Jair Bolsonaro. Ele ajudou a elaborar a lei de Informática visando atender as imposições da Organização Mundial do Comércio (OMC).
Segundo Semeghini, ele pretende atuar na iniciativa privada. Não citou, no entanto, detalhes do novo projeto. Com isso, o ex-parlamentar se afasta da atuação política, mas permanece com trânsito livre no ministério, de acordo com Pontes.
De qualquer forma, o ex-deputado divide os holofotes em Fernandópolis com o deputado federal Fausto Pinato (PP), que também tem base eleitoral na cidade e na região. Semeghini mantém ligações estreitas com integrantes do governo João Doria (PSDB) e com o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB).
Semeghini era apontado como um interlocutor importante dentro do governo federal nas tratativas com diversos setores ligados ao ministério.
Ele foi deputado federal pelo PSDB por quatro mandatos consecutivos.