Edinho diz que incêndio na área do antigo IPA 'tem mão criminosa'

COLUNA DO DIÁRIO

Edinho diz que incêndio na área do antigo IPA 'tem mão criminosa'

Prefeito de Rio Preto levantou suspeita de ação criminosa nos incêndios registrados na área do antigo IPA


Incêndio atinge novamente área do antigo IPA em Rio Preto
Incêndio atinge novamente área do antigo IPA em Rio Preto - Guilherme Baffi 5/10/2020

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), afirmou nesta quinta-feira, 8, que os sucessivos incêndios registrados na área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA) "tem a mão criminosa". O emedebista não citou nomes, mas sugere que as queimadas não começaram de maneira espontânea.

"Queimada para mim tem a mão criminosa. Ou imprudência", disse Edinho, que é candidato à reeleição. Ele afirmou que a imprudência está relacionada a bituca de cigarro que teria atingido a mata seca. "Lamentável", disse.

Edinho prometeu maior fiscalização, além de fazer aceiros — barreiras com elementos naturais para impedir que o fogo se propague. Edinho ainda elogiou o trabalho executado pelo Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil, que considerou "exemplar".

O Psol de Rio Preto também já havia colocado sob suspeita a ocorrência de incêndios sucessivos na área que abrange a Floresta Estadual do Noroeste Paulista.

Edinho afirmou que o município entregou para a Polícia Civil imagens de um veículo suspeito que estava na região do antigo IPA quando um novo incêndio na área foi registrado. "Temos uma filmagem que foi para a Polícia Civil para verificar", disse o prefeito.

 

Apelação - O ex-prefeito Valdomiro Lopes apresentou à Justiça apelação no processo em que foi condenado por ato de improbidade administrativa junto com o ex-procurador-geral do Município, Luiz Antônio Tavolaro, e o empresário Wayne Faria, por ter aceitado um Passat Alemão para acelerar a rescisão de contrato com a Leão Leão. Valdomiro foi condenado em primeira instância após decisão do juiz da 1ª Vara da Fazenda Pública, Adilson Araki Ribeiro, ao pagamento de multa e perda dos direitos políticos.

Por atacado - A Justiça Eleitoral de Rio Preto publicou pacote de notificações para que candidatos apresentem documentações complementares no registro de candidaturas. O pente-fino sobre os dados apresentados, como certidões da justiça estadual e federal, além de outros documentos obrigatórios, é feito por funcionários dos cartórios. Os registros devem ser julgados pela Justiça de Rio Preto até 26 de outubro. Em caso de indeferimento, cabe recurso ao TRE, em São Paulo.

Júlia Brienze/ Divulgação

De volta

O prefeito de Bálsamo, Carlos Eduardo Carmona (MDB), recebeu alta após ficar internado e isolado no Hospital Santa Helena, em Rio Preto, com Covid-19 desde o dia 28 de setembro. Ele não precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Carmona, que é candidato à reeleição, foi recebido com direito a carreata (foto) na cidade, mas não desceu do carro e nem tirou a máscara.

Tabuleiro

A possibilidade de Valdomiro Lopes (PSB) ser candidato a prefeito na mesma coligação do PSL mexeu no cenário eleitoral. Valdomiro confirmou a aliados a intenção de entrar na disputa já com a bola rolando. Marco Casale candidato a prefeito pelo PSL afirma que a informação não procede.

Mais tempo

O vereador de Rio Preto José Lagoeiro (Patriota) protocolou pedido para que academias possam funcionar oito horas por dia. O pedido será encaminhado ao Executivo.