Edinho Araújo terá o dobro de inserções de Casale

COLUNA DO DIÁRIO

Edinho Araújo terá o dobro de inserções de Casale

Do dia 9 de outubro a 12 de novembro candidatos a prefeito e vereadores vão aparecer em 2.940 inserções


Eleições 2020 Diário da Região
Eleições 2020 Diário da Região - Reprodução

O candidato à reeleição em Rio Preto, o prefeito Edinho Araújo (MDB), terá mais que o dobro de inserções — de 30 segundos — no rádio e na televisão a partir do dia 9 de outubro, em relação ao dono do segundo maior tempo, Marco Casale (PSL). De acordo com a divisão de tempo para a propaganda eleitoral realizada no sábado, 3, o emedebista terá 1.183 inserções na eleição deste ano, enquanto Casale terá 569.

O sistema do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) leva em consideração na divisão da inserção o tempo distribuído diariamente para cada coligação — chapas de vereador e de prefeito. Serão 2.940 inserções veiculadas durante as programações de rádio e televisão entre os dias 9 de outubro a 12 de novembro. O primeiro turno da eleição será realizado no dia 15 de novembro.

A coligação de Edinho terá 1.183 inserções, em seguida aparece a coligação do candidato do PSL, Marco Casale, com 569 inserções, já a coligação da prefeiturável do PT, Celi Regina, terá 349 inserções, seguida de perto pela coligação da Coronel Helena Reis com 343 inserções. Já a coligação do candidato a prefeito do PDT, Carlos Arnaldo, terá 222 inserções.

As coligações dos candidatos a prefeito do Psol e do PC do B, respectivamente, Marco Rillo e Carlos Alexandre, terão 94 inserções cada. Já a campanha de Filipe Marchesoni (Novo) terá 86. Os prefeituráveis do DC, Rogério Vinícius, e do PRTB, Paulo Bassan, não terão espaço porque não possuem tempo de televisão. A divisão é feita com base na representação de cada partido na Câmara Federal.

As inserções são consideradas mais importantes por representantes dos partidos que a própria propaganda eleitoral. O ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que desistiu de disputar a eleição para apoiar Casale, é um dos políticos que apostam nesta estratégia para tentar turbinar a campanha dos cinco candidatos a vereador do partido na cidade na eleição deste ano. Ele aposta na massificação dos nomes com maior presença nas inserções.

Pensão - A candidata a prefeita Coronel Helena Reis (Republicanos) explicou nesta segunda-feira, 5, questionamento da Coluna sobre o recebimento de pensão do seu pai, que foi policial militar. "Está no portal da transparência, inclusive está no meu imposto de renda e na Corregedoria Geral da administração que recebi esse benefício plenamente legal por um período de tempo. Dentro da legislação vigente na época e se encerrou", disse ela.

Recurso - Candidato a prefeito pelo PRTB, o médico Paulo Bassan reuniu empresários na noite desta segunda-feira, 5, para solicitar recursos na campanha. O teto de gastos na corrida eleitoral deste ano é de R$ 2,7 milhões para cargo de prefeito. O PRTB é um dos partidos, junto com o Novo, que abriu mão do uso do fundo eleitoral, verba pública utilizada por partidos na campanha. Com isso, depende de doações de pessoas físicas, o que têm limites estabelecidos pela lei eleitoral.

Tiro no escuro

A Prefeitura de Rio Preto informou que o corte de árvore realizado nas proximidades da Represa Municipal foi autorizado por técnicos. O fato foi explorado pelo candidato a prefeito de Rio Preto Carlos Arnaldo (PDT) na sexta-feira, 2, que chegou a se referir ao prefeito como "Edinho motosserra". "Com relação a árvore, localizada no Parque da Represa de Rio Preto e exibida em um vídeo, trata-se de um exemplar da espécie Flamboyant, que já estava condenada. Em uma vistoria, técnicos emitiram um laudo constatando a necessidade de substituição da árvore por outro exemplar, durante a revitalização do local", afirmou em nota a secretaria de Meio Ambiente, comandada por Kátia Penteado (foto).

Internado

O vereador de Rio Preto Jean Dornelas (MDB) foi internado no domingo, 4, no hospital Beneficência Portuguesa. Com fortes dores, o vereador foi submetido à procedimento para retirada de cálculos renais. Ele está em observação.