PP decide embarcar na reeleição de Edinho

COLUNA DO DIÁRIO

PP decide embarcar na reeleição de Edinho

Com a decisão, o cacique do PP pediu união entre os partidários no município


Deputado Fausto Pinato (PP), o prefeito Edinho Araújo (MDB) e o vereador Paulo Pauléra (PP)
Deputado Fausto Pinato (PP), o prefeito Edinho Araújo (MDB) e o vereador Paulo Pauléra (PP) - Divulgação

O deputado federal Fausto Pinato (PP) anunciou nesta sexta-feira, 11, apoio à reeleição do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). O parlamentar manteve negociação com o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que tentava viabilizar a sua candidatura para disputar a eleição de novembro.

Pinato se reuniu com Edinho e com o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), antes de fazer o anúncio oficial em um restaurante no bairro Redentora. "Fiz pesquisa, conversei com o grupo do Edinho, conversei com outros grupos e acho que o caminho mais seguro é o Edinho Araújo, mesmo. Então, vamos caminhar com o Edinho", afirmou o deputado federal.

Com a decisão, o cacique do PP pediu união entre os partidários no município. "Gostaria do partido unido para depois termos moral para cobrarmos alguma coisa", afirmou Pinato em áudio divulgado a aliados.

A decisão do PP deixou Pauléra aliviado. O presidente do Legislativo afirmou que pesou na decisão de Pinato o fato de o partido ter apoiado o emedebista durante todo o governo. "Era uma questão de coerência", afirmou o vereador do PP.

Além do PP, Edinho já conseguiu apoio dos seguintes partidos: Avante, Patriota, Podemos, DEM, PMB e PSD. Os partidos devem confirmar o apoio em suas respectivas convenções que devem ser realizadas até a quarta-feira, 16.

Reage 1 - O tom do discurso da candidata a prefeita, a coronel reformada Helena dos Santos Reis (Republicanos) causou mal estar em integrantes do governo do prefeito Edinho Araújo (MDB). Trechos do discurso de Helena e do seu vice, Cláudio Bolonhesi (PTB), foram considerados agressivos pelo secretário de Governo, Jair Moretti. "Quem você acha que vai fazer mais? Velhos que precisam de muleta para sustentar a sua própria candidatura ou uma guerreira da estirpe da coronel Helena?", questionou Bolonhesi.

Reage 2 - Moretti afirmou que Edinho não pretende atacar adversários durante a campanha. Ele afirmou que a cidade possui cerca de 60 mil idosos, entre os quais estão incluídos ele e Edinho, que tem mais de 70 anos. "Não é uma boa política falar que vamos andar de muleta. Nós temos gás para queimar. Nós não administramos a cidade com bengala. Nós administramos a cidade com a cabeça", afirmou o secretário de Governo ao dizer que "estão queimando a largada".

Johnny Torres

Veto em pauta

A Câmara de Rio Preto vota na próxima terça-feira, 15, o veto do prefeito Edinho Araújo (MDB) ao projeto de lei apresentado por Celso Peixão (foto), do mesmo partido, que permitia à Prefeitura o provimento de cargos na Educação. O Executivo vetou o projeto alegando vício de iniciativa, já que a alteração proposta por Peixão já havia sido modificada antes, a pedido do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP).

Pros

A Comissão Provisória do Partido Republicano de Ordem Social (Pros) marcou convenção para terça-feira, 15, na Câmara de Rio Preto. O partido deve apoiar Edinho na corrida eleitoral.

Olímpia

O vereador Flávio Olmos (PP) foi o primeiro a registrar candidatura a prefeito de Olímpia na Justiça Eleitoral. O candidato tem como aliados PTB, PSL e Solidariedade. O limite de gastos para campanha é de R$ 190,8 mil.