Dividido, PP decide se embarca com Valdomiro

COLUNA DO DIÁRIO

Dividido, PP decide se embarca com Valdomiro

Deputado federal Fausto Pinato usa sua força dentro do partido para debater apoio a Edinho ou Valdomiro


Paulo Pauléra (no centro), presidente da Câmara de Rio Preto, defende apoio à reeleição de Edinho
Paulo Pauléra (no centro), presidente da Câmara de Rio Preto, defende apoio à reeleição de Edinho - Johnny Torres 2/6/2020

O deputado federal Fausto Pinato (PP) promete decidir se o partido vai ou não embarcar na pré-candidatura do ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) nesta sexta-feira, 11. O parlamentar afirmou à Coluna que a legenda pode optar, também, por apoiar a candidatura à reeleição do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB). "Não tem posição definida. Será o que for melhor para Rio Preto", afirmou Pinato.

O deputado disse ainda que vai avaliar o resultado de pesquisa interna de intenção de votos. Um dos principais trunfos do PP na negociação com os grupos de Edinho e Valdomiro é o tempo de televisão da legenda, que é definido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de acordo com a representação na Câmara Federal. "Isso é pra quem acha que já ganhou. Só se ganha uma eleição após abrir as urnas", avisou Pinato.

O presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra (PP), defende apoio a Edinho, enquanto pré-candidatos a vereador querem pular no barco de Valdomiro. Em 2016, Pauléra decidiu apoiar o ex-prefeito nos momentos finais da convenção partidária, mas se reaproximou do governo Edinho durante a atual administração, inclusive com a indicação de apadrinhados para cargos em comissão.

Pinato disse que consulta ainda grupo de empresários de Rio Preto, como Osmair Guareschi (PP). "Nós vamos decidir isso até o dia 16, na convenção. Nós podemos ter até candidatura própria com o Pauléra", afirmou Guareschi.

Partidos têm até o dia 16 de setembro para definir nomes dos candidatos a prefeito e vereador nas convenções partidárias.

Baixas - Dirigentes de partidos em Rio Preto têm encontrado dificuldades para finalizar chapas de candidatos e candidatas ao Legislativo. Um dos problemas é relacionado às candidatas, pois há casos de desistência. O motivo seria receio da pandemia de coronavírus. Partidos devem reservar 30% de candidaturas femininas, no mínimo. Em caso de baixa, as siglas têm de lançar menos candidatos para respeitar proporção exigida na lei.

No tribunal - A Prefeitura de Rio Preto entrou com ação no Tribunal de Justiça de São Paulo, na qual pede suspensão da lei aprovada na Câmara que determina inclusão de aulas sobre conscientização a respeito de práticas de higiene no ensino fundamental. O projeto, do vereador Celso Peixão (MDB), é inconstitucional, de acordo com a ação da Procuradoria-Geral do Município, e não seria de competência da Câmara.

 

Johnny Torres 3/6/2020

Cobrança

Presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Câmara de Rio Preto, José Carlos Marinho (foto), do Patriota, afirmou que vai questionar quais as providências adotadas pela Secretaria de Meio Ambiente em relação à área do antigo Instituto Penal Agrícola (IPA), que foi destruída por incêndio iniciado na quarta-feira, 9. São membros da comissão Cláudia De Giuli (MDB), Celso Peixão (MDB) e Renato Pupo (PSDB).

Tik Tok

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), lançou nesta quinta, 10, conta no Tik Tok. De olho na reeleição, Edinho mira o público jovem com o aplicativo.

Na mira

O promotor da 267ª Zona Eleitoral, Marco Lelis, disse que eventual apoio da Igreja Universal do Reino de Deus à vereadora Karina Caroline (Republicanos), na entrega de jornal com a prestação de contas do mandato dela, pode caracterizar possível abuso do poder econômico.