Semae apura esquema de serviço particular em Rio Preto

COLUNA DO DIÁRIO

Semae apura esquema de serviço particular em Rio Preto

Autarquia investiga denúncia feita por usuário de que pagou servidor por conserto em residência


O Semae informou que abriu a apuração do caso para averiguar fatos relacionados à denúncia de cobrança direta de valores extraoficialmente por serviços públicos que devem ser prestados pela autarquia
O Semae informou que abriu a apuração do caso para averiguar fatos relacionados à denúncia de cobrança direta de valores extraoficialmente por serviços públicos que devem ser prestados pela autarquia - Divulgação/Semae

O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) instaurou sindicância para investigar suposto esquema de prestação de serviços particulares por servidor da autarquia. A Coluna apurou que a possível irregularidade só foi descoberta após denúncia feita por usuário do serviço, que reclamou que efetuou o pagamento para o funcionário, mas o problema não havia sido resolvido. Um cartão de visita com o nome do servidor e da autarquia foi apresentado como prova da prestação ilegal de serviços a terceiros.

O Semae informou que abriu a apuração do caso para averiguar fatos relacionados à denúncia de cobrança direta de valores extraoficialmente por serviços públicos que devem ser prestados pela autarquia. "Por ora, não é possível afirmar se há envolvimento de servidores ou alguma forma de esquema envolvendo funcionários, o que é objeto da investigação administrativa", disse em nota.

O caso é mantido em sigilo pelo superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, já que a comissão "está coletando informações para que possa propor as providências cabíveis, inclusive eventual responsabilização se for o caso". "Se a conclusão da sindicância for pela existência do fato denunciado, o Ministério Público poderá ser informado para a execução das medidas que entender necessárias, além daquelas que o Semae possa adotar na defesa dos interesses do órgão e de seus usuários", consta em nota.

De acordo com a autarquia, "se trata de denúncia isolada". "Os funcionários do Semae são reconhecidos por sua competência e pelo seu comprometimento com a qualidade de seu trabalho. A apuração dos fatos levará em conta a presunção de inocência dos envolvidos e garantirá a todos o contraditório e a ampla defesa", consta em nota.

Café tucano - O pré-candidato a prefeito do PSDB, vereador Renato Pupo, recebeu nesta segunda-feira, 7, para o café da manhã, o presidente estadual da legenda, Marco Vinholi. De acordo com o vereador, a reunião foi para debater possíveis alianças diante do atual cenário político em Rio Preto. Não será surpresa, porém, se os tucanos ensaiarem uma aliança com o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB). Pupo já conta com o apoio do Cidadania.

Avaliação - O líder do governo na Assembleia Legislativa, Carlão Pignatari (PSDB), comemorou o avanço da região de Rio Preto para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo em suas redes sociais. "É um ótimo progresso para diversos setores como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, que poderão reabrir respeitando as devidas restrições. Apesar da boa notícia, é importante lembrar que ainda é momento de alerta", escreveu o tucano.

Johnny Torres

Parceria universal

Moradores da região Norte de Rio Preto receberam jornal da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd) em um saco plástico no fim de semana. Chamou a atenção, no entanto, um panfleto da vereadora Karina Caroline (Republicanos) junto com a publicação da igreja. Karina (foto) disse que não tinha conhecimento da distribuição do material. "As pessoas, às vezes, querem ajudar. Não sabia", afirmou Karina, no domingo à noite.

Paciência

Pipocou nas redes sociais perfis de pré-candidatos a vereador na eleição deste ano. Eleitor terá de ter paciência, já que eles vão intensificar as campanhas virtuais devido à pandemia do coronavírus.

Negociação

O pré-candidato a prefeito de Rio Preto Antonio Pereira (PMN), o Cebolão, afirmou que negocia aliança com o DC, que tem como pré-candidato Rogério Santos. "Quem estiver em melhor condição sai na cabeça", disse Cebolão.