Partidos de Rio Preto marcam convenções

COLUNA DO DIÁRIO

Partidos de Rio Preto marcam convenções

MDB de Edinho prevê convenção na Câmara, assim como PP e Patriota, mas avaliam encontro virtual


Edinho, que anunciou novos bolsões de estacionamento nesta quinta, 24, no bairro São Deocleciano e na avenida Miguel Dahma, com secretário Ulisses Ramalho e Fábio Marcondes; partidos começam a marcar as reuniões para definir candidaturas
Edinho, que anunciou novos bolsões de estacionamento nesta quinta, 24, no bairro São Deocleciano e na avenida Miguel Dahma, com secretário Ulisses Ramalho e Fábio Marcondes; partidos começam a marcar as reuniões para definir candidaturas - Divulgação/Prefeitura

Partidos de Rio Preto começaram a marcar convenções para definir candidaturas a prefeito e oficializar chapa de vereadores. Entre as siglas que escolheram a Câmara Municipal como local do encontro está o MDB do prefeito Edinho Araújo (MDB), dia 12 de setembro. O partido o tem como candidato a reeleição, tema que Edinho tem evitado ao afirmar que seu foco são ações de combate à pandemia de coronavírus. O PP, do presidente do Legislativo, Paulo Pauléra, também reservou data para o encontro (16 de setembro), assim como o Patriota (5 de setembro). As duas legendas também reservaram data para convenção no plenário da Câmara. Segundo o presidente do MDB, no entanto, a reserva é ainda previsão. "Reservei a data, mas vamos fazer a convenção entre 10 e 15 de setembro. Nosso candidato natural é o prefeito Edinho, mas é ele que tem de tomar a decisão", disse. A assessoria de Edinho afirmou que o prefeito não iria falar sobre eleição. Pauléra também disse que encontro pode ser virtual. "Vamos ter de esperar até a data. Pode ser presença de algumas pessoas", disse. Pauléra defende aliança dom Edinho.

O Novo, que tem como pré-candidato o empresário Filipe Marchesoni tem previsão de convenção, que será virtual, para 2 de setembro.

Com adiamento da eleição de outubro para 15 novembro, o prazo das convenções também foi alterado. Os partidos têm de definir candidatos entre 31 de agosto e 16 de setembro. Outras siglas que tem pré-candidatos, como DEM, do ex-deputado estadual Orlando Bolçone, ou PL, de Fábio Marcondes ainda não definiram data das convenções. "Acredito que vão ser virtuais. Deixamos para a data final, disse Marcondes.

Já o PSDB ainda irá definir a data. O partido tem como pré-candidato o vereador Renato Pupo. "Ainda não definimos. Se for permitido nossa intenção é fazer presencial", disse o presidente da sigla, Manoel Gonçalves. O Republicanos, que tem como pré a coronel reformada da PM Helena Santos Reis, ainda não marcou a data. O presidente do partido, Diego Polachini, afirmou que o encontro presencial irá depender da situação da pandemia. Já o pré-candidato do PDT, Carlos Arnaldo, disse que o encontro será em 12 de setembro, ainda não definido será presencial.

O PT, que tem como pré-candidata Celi Regina, informou que ainda não definiu a data. O PSL, do pré-candidato Marco Casale, não respondeu

Mais reforço - A Prefeitura de Rio Preto fez novo remanejamento de servidores para a Secretaria de Saúde, considerada prioridade. Na última semana, sete servidores da Secretaria de Cultura foram deslocados para pasta. A intenção é ampliar pessoal devido ao aumento da demanda na pasta, de acordo com a Prefeitura. O novo remanejamento tem dez servidores das pastas de Trânsito, Assistência Social e Meio Ambiente, que irão para a Saúde.

Concurso - O promotor em Rio Preto, Sérgio Clementino solicitou informações à Prefeitura sobre concurso da Educação, que tinha previsão de posse de 150 pessoas em março, ato que foi adiado por conta da pandemia de coronavírus. A queixa foi feita pela Atem (sindicato trabalhadores da Educação). A Prefeitura afirma que a posse foi suspensa por conta da pandemia, e que concursos estão suspensos com base em lei federal.

Igualdade racial

Secretaria Municipal da Mulher, Pessoa com Deficiência, Raça e Etnia, comandada por Maureen Cury (foto) em parceria com os conselhos da Mulher e Afro, realiza no sábado, 25, uma palestra sobre Políticas de Igualdade Racial, Implementação e Controle Social. A convidada é a professora Flávia Costa. O evento começa às 9h e será transmitido no facebook do Conselho da Mulher.

Recua

A Prefeitura de Potirendaba decidiu recuar do decreto que liberava o comércio da cidade para atuar sem restrições. Tudo depois que o promotor Rodrigo Vendramini deu 48h para que a cidade se adequasse ao Plano SP, ou então o caso iria parar na Justiça. Agora, parte dos serviços devem ser liberados. O comércio irá funcionar apenas 4h por dia. Salões de beleza e academias, que estavam com o funcionamento liberado, deverão fechar as portas. O novo decreto deverá ser publicado neste sábado, 25.