Valdomiro decide candidatura em agosto

COLUNA DO DIÁRIO

Valdomiro decide candidatura em agosto

Sozinho, o ex-prefeito tenta atrair aliados para a sua pré-candidatura


O ex-prefeito Valdomiro Lopes disse em encontro que está "sozinho", mas quer ser candidato
O ex-prefeito Valdomiro Lopes disse em encontro que está "sozinho", mas quer ser candidato - Rodrigo Lima 12/12/2019

O ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB) pretende decidir se vai disputar ou não a Prefeitura de Rio Preto até a metade de agosto. Ele estabeleceu a data em contatos políticos com representantes de partidos, inclusive, com reuniões em sua mansão em condomínio fechado na cidade.

Sozinho, o ex-prefeito tenta atrair aliados para a sua pré-candidatura. Tarefa nada fácil, já que o PSB esfarelou e não teria sequer uma chapa de vereadores competitiva. Mas, isso não seria uma barreira para Valdomiro, que é apontado como o principal adversário político do prefeito Edinho Araújo (MDB). Ele tem confidenciado sua vontade de ser candidato. Após ser derrotado na eleição para deputado federal, o ex-prefeito teme ser esquecido pelo eleitorado.

Por isso, o ex-prefeito tem afagado antigos aliados. Valdomiro por exemplo teria dito até que apoiaria o vereador Fábio Marcondes (PL) como candidato a prefeito. Marcondes, no entanto, deve tentar a reeleição para uma cadeira na Câmara. O vereador do PL também se reuniu com o deputado federal Geninho Zuliani (DEM) na segunda-feira, 20, em que debateram a atual conjuntura política local.

O cenário com Valdomiro torna o caminho de reeleição de Edinho mais difícil. O ex-prefeito tem o discurso na ponta da língua para tentar desconstruir o emedebista. Se for candidato, ele vai repetir exaustivamente que Edinho só concluiu obras iniciadas em seus governos. O novo terminal de ônibus é a principal delas que sequer foi inaugurada por Edinho.

 

Candidatas

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) divulgou nesta terça-feira, 21, acordo de cooperçaão da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo para fiscalizar cumprimento de regra que determina ao menos 30% de candidaturas de mulheres na disputa eleitoral. A exigência vale para eleições nas câmaras municipais. O acordo prevê, por exemplo,divulgação ampla da regra, financiamento de campanha e aparição na propaganda eleitoral.

Retomada

O Tribunal de Justiça de São Paulo publicou nesta terça-feira, 21, normas de retomada de atividades nos fóruns a partir de 27 de julho, mas a princípio apenas com servidores em atividades internas, sem acesso ao público. A retomada gradual até o final de agosto terá regras como uso obrigatório de máscaras e medição de temperatura. No entanto, em cidades que estão em fase vermelha, como Araçatuba e Franca, os trabalhos seguem exclusivos por meio virtual.

 

Em busca de marqueteiro

O presidente do PSDB de Rio Preto, Manoel Gonçalves, afirmou que o partido já cogita dois nomes de marqueteiros para cuidar da pré-candidatura a prefeito de Renato Pupo (PSDB). Um dos nomes confirmado por Gonçalves é do partidário Mário Welber, que manteve contato recentemente com o pré-candidato a prefeito do DEM, Orlando Bolçone. "O outro nome do marqueteiro é de São Paulo", disse Gonçalves.

Dois dias

A Prefeitura de Rio Preto irá notificar servidores que apareceram em lista de auxílio emergencial, de R$ 600, do governo federal. O Tribunal de Contas e Controladoria Geral da União encaminharam à Prefeitura lista de 32 servidores, sendo 16 inativos ou que tiveram contratos temporários encerrados, e 16 ativos, que terão de explicar o benefício. Após receber explicações, o secretário de Administração, Luís Roberto Thiesi, irá avaliar abertura de processos administrativo. O prazo para resposta será de dias dias.