Bolçone reforça pré-candidatura a prefeito de Rio Preto

COLUNA DO DIÁRIO

Bolçone reforça pré-candidatura a prefeito de Rio Preto

A expectativa é de que as negociações afunilem no período das convenções partidárias que acontecerão entre os dias 31 de agosto a 16 de setembro


Pré-candidato a prefeito Orlando Bolçone e o deputado federal Geninho Zuliani se reuniram em Rio Preto
Pré-candidato a prefeito Orlando Bolçone e o deputado federal Geninho Zuliani se reuniram em Rio Preto - Johnny Torres 20/7/2020

O ex-deputado estadual Orlando Bolçone (DEM) reforçou nesta segunda-feira, 20, a sua pré-candidatura a prefeito durante encontro com o deputado federal Geninho Zuliani (DEM). Os dois se reuniram no escritório político do parlamentar em Rio Preto para discutir a conjuntura política na região. Geninho. em seguida, se reuniu com Edinho no gabinete, mas o tema abordado foi a pandemia da Covid-19.

Bolçone disse que, a partir de agora, os contatos com representantes de outras legendas acontecerão de forma "natural" para discutir um projeto de desenvolvimento para o município. Um dos principais trunfos do ex-deputado é o apoio do vice-governador Rodrigo Garcia (DEM). As articulações envolvendo o DEM passam ainda pelo governador João Doria (PSDB).

"Neste momento está tudo muito aberto. Não podemos fechar nenhuma porta", afirmou Bolçone em relação a própria candidatura.

Por isso, ele negou a hipótese de ser vice na chapa encabeçada pelo prefeito Edinho Araújo, que deve disputar a reeleição em novembro. O nome de Bolçone surgiu como possível substituto do vice-prefeito Eleuses Paiva (PSD) que anunciou que não vai disputar a próxima eleição.

A briga iniciada pela vaga na chapa encabeçada por Edinho empaca negociações entre os partidos. Nesta segunda-feira, 20, foi a vez do pré-candidato a prefeito pelo Podemos, Kawel Lotti, dizer que "avalia uma possível composição com o prefeito".

A expectativa é de que as negociações afunilem no período das convenções partidárias que acontecerão entre os dias 31 de agosto a 16 de setembro.

 

Estável -O governo estadual anunciou nesta segunda-feira, 20, que o Interior passou a grande São Paulo no número de casos de coronavírus. O secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que na última semana o Interior teve 14% a mais de casos do que a capital. Vinholi disse, porém, que há redução em algumas regiões, como Araçatuba e Barretos. Já a região de Rio Preto está "estável", segundo o governo paulista.

Divergente - A equipe de governo do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) esperava rápida reação de supermercados ao decreto do Executivo que determinou fechamento dos estabelecimentos aos sábados e domingos. A Associação Paulista de Supermercados conseguiu aval do Tribunal de Justiça já no sábado, 18, para reabertura. No entanto, o tema não é consenso no próprio tribunal. O TJ manteve em vigor decreto de Bragança Paulista, que determinou fechamento do setor aos sábados e domingos.

Reprodução

Afago a aliado

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), gravou vídeo para agradecer o deputado federal Fausto Pinato (PP) por emendas parlamentares enviadas para o município nas áreas da Saúde e recape. O prefeito não menciona valores. Chama a atenção ainda o presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), que aparece ao fundo da gravação sendo apontado pelo emedebista como o responsável por intermediar os recursos.

O teto

O TSE irá divulgar até 30 de agosto a tabela de limite de gastos para campanhas a prefeito e vereadores em todo País. A princípio, a divulgação seria nesta segunda-feira, 20, mas foi adiado como outros prazos da corrida eleitoral por causa da pandemia.

Milhões

O teto para campanha a prefeito em Rio Preto será o mesmo de 2016, atualizado pela inflação até este mês. Com isso, o valor limite deve chegar a R$ 2,7 milhões, com possibilidade de aumento
em caso de 2º turno.