COLUNA DO DIÁRIO

Deputados sinalizam a favor de prorrogação

Parlamentares da região de Rio Preto sinalizaram posição a favor de prorrogar a eleição de outubro


Fausto Pinato: ninguém sabe o que vai acontecer
Fausto Pinato: ninguém sabe o que vai acontecer - Arquivo

Deputados federais da região de Rio Preto colocaram o controle da pandemia da Covid1-19 como condição para prorrogar a realização da eleição municipal prevista para outubro. O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), criou comissão mista — formada por deputados e senadores — para debater o adiamento da disputa eleitoral, sem a prorrogação dos mandatos dos atuais prefeitos e vereadores.

"Tudo vai depender como nós estaremos entre julho e agosto. Se estivermos no pico dos casos do coronavírus a eleição terá de ser prorrogada até dezembro. Mas temos de deixar em aberto essa questão porque ninguém sabe o que vai acontecer", afirmou Fausto Pinato (PP). "Temos de ter um plano 'A', um plano 'B' e um plano 'C'", disse o pepista.

Além do Congresso Nacional, o debate passará pela avaliação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Só depois que a proposta deve ser analisada

A proposta partiu do presidente do Senado, Davi Alcolumbre. Segundo Maia, o grupo deve propor um texto para ser analisado também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), antes de ir a voto nas duas Casas.

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL) concorda com o posicionamento de Maia. "Concordo com este posicionamento. Sou a favor do adiamento do pleito sem prorrogações dos mandatos de prefeitos e vereadores. A pandemia da Covid-19 inviabiliza convenções e campanhas eleitorais e a prioridade agora é salvar vidas", afirmou Motta, que ficou de quarentena após suspeita de contaminação.

 

Pegou mal - O presidente da Câmara de Monte Aprazível, Valcenir de Abreu, anunciou que entrou em quarentena até o dia 28 após sua mulher testar positivo para a Covid-19. Ele fez anúncio nas redes sociais na terça-feira, 19, à noite. Nesta quarta-feira, 20, a Coluna recebeu novo vídeo em que Abreu aparece em festa que teria sido realizada em abril, que seria para comemorar o seu aniversário no dia 21 do mês passado. Ele não quis comentar o assunto.

Nova loja Muffato - O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), anuncia novo investimento da rede Muffato na cidade que deve gerar 420 empregos. O investimento previsto é de R$ 45 milhões em área na região do bairro São Deocleciano. Esta será a quarta unidade do grupo na cidade. O anúncio ocorre nesta quinta-feira, 21, em live que terá a participação do emedebista — que deve falar também sobre a pandemia do coronavírus.

Sem liminar

O juiz da 1ª Vara da Fazenda, Adilson Araki Ribeiro (foto), rejeitou pedido de liminar em ação popular que pediu a suspensão de concursos públicos em Rio Preto.”Tendo em vista que discutível a intervenção judicial a respeito da discricionariedade administra-tiva,mormente em se justificando a suspensão dos concursos públicos para alocar dinheiro para saúde, de rigor que não cabe ao Judiciário determinar que o Chefe do Executivo contrate ou não, ainda que seja na Secretária de Saúde para alocar profissionais no combate à pandemia. Ou seja, a questão de como e onde seria investido o dinheiro na saúde compete ao Chefe do Executivo da qual o juízo não pode imis-cuir”, afirmou o magistrado no despacho.

Fiscalização

O Ministério Público Federal (MPF) determinou a abertura de procedimento administrativo para acompanhar as atividades de fiscalização e licenciamento do Ibama na região de Rio Preto no ano de 2019.