SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
VISITANTES

TSE recebe influenciadores para explicar como funcionam as urnas eletrônicas

O grupo vai conhecer as instalações do tribunal e conversar com representantes da instituição

Estadão Conteúdo
Publicado em 03/08/2022 às 15:15Atualizado em 03/08/2022 às 17:58
Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Edifício sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai receber um grupo de influenciadores digitais e jornalistas nesta quinta-feira, 4. A iniciativa é inédita e o objetivo é mostrar aos visitantes, que somam cerca de 10 milhões de seguidores em suas redes sociais, que não existe "sala secreta" ou "sala escura" na Corte, além de elucidar outras notícias falas.

O grupo vai conhecer as instalações do tribunal e conversar com representantes da instituição, entre eles o ex-ministro Henrique Neves, e técnicos que trabalham na apuração das urnas. A expectativa é de que a visita sirva de base para a produção de conteúdo informativo até as eleições.

O ponto central do evento será uma visita à Seção de Totalização e Divulgação dos Resultados, que ficou conhecida erroneamente como "sala secreta" ou "sala escura" em decorrência de fake news que sugerem que o local, onde acontece a contagem de votos, seria restrito a poucas pessoas para possibilitar "manipulação" do resultado.

O TSE tem tomado medidas em reação aos constantes ataques proferidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) contra o sistema eletrônico de votação e a confiabilidade das urnas. O chefe do Executivo insinua, sem provas, que os ministros do TSE agem para beneficiar seus adversários.

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por