Edinho relembra participação em filme de Milionário e José Rico
Prefeito falou, durante evento em Rio Preto, sobre a experiência, no início dos anos 1980, quando ele ainda era prefeito de Santa Fé do Sul

Durante participação na noite de premiação das empresas líderes regionais, do Lide Noroeste Paulista, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), relembrou sua participação em "Estrada da Vida", filme produzido em 1980, por Nelson Pereira dos Santos, que narra a trajetória da dupla sertaneja Milionário e José Rico.
"Fiz uma ponta no filme Estrada da Vida", contou o chefe do Executivo ao presidente do Lide Noroeste Paulista, Marcos Scaldelai, que o convidou para cantar uma música no palco.
Edinho recusou o convite, mas contou a experiência, no início dos anos 1980, quando ainda era prefeito de Santa Fé do Sul, e disse, então, que gostava bastante da música "Estrada da Vida", trilha do longa e sucesso da dupla.
Segundo o historiador de Rio Preto Fernando Marques, em sua coluna Rio Preto em Foco, no Diário, a cena se passa em um rodeio em Santa Fé do Sul, onde Edinho até faz um discurso e anuncia a dupla, que ainda está a caminho, de carro. No final, seu nome aparece nos créditos como "participação especial".
O filme
Com Milionário e José Rico, Nádia Lippi e Turíbio Ruiz no elenco, o filme conta as dificuldades vividas pela dupla sertaneja até atingir o sucesso, mostrando como é difícil pessoas humildes mostrarem seu talento. Na produção, a própria dupla encena sua trajetória como pintores de paredes para sobreviver e apresentando-se em circos, inclusive levando calotes, dormindo em pastos abertos, alimentando-se com laranjas até conseguirem gravar o primeiro LP.
A gravação do primeiro LP, entretanto, não significou para a dupla que o sucesso estava garantido. Eles mostram que tiveram que batalhar e muito para alcançar a tão sonhada consagração, que veio através de um "milagre", pois há no filme, um relato sobre uma ida da dupla até o Santuário de Aparecida.
Ao entrarem na Igreja, pediram para que a Santa se tornasse a "Chefe", para que as pessoas compreendessem a música da dupla, que falava de amor, natureza, do povo, e como não tinham nada para oferecer à Santa, deixaram um disco no altar como presente.
O Padre, deparou-se com o disco e imaginou que quem o tinha deixado na Igreja não precisava de nada, e mandou entregar o disco na rádio de Aparecida para que os programadores vissem se o mesmo poderia ser aproveitado. O locutor ouviu, gostou e resolveu tocar o disco. A partir desse momento, Nossa Senhora Aparecida já era a "Chefe" da dupla.
O filme competiu no festival de cinema de Brasília com outros 300 filmes e ficou em primeiro lugar. Foi vendido para 15 países e levou a dupla a se apresentar na China.

Edinho no LIDE
Ao subir no palco da premiação, Edinho discursou enaltecendo as conquistas do Partec e contando sobre a participações de Rio Preto no Cop26.
Dizendo que faz uma boa política, principalmente para os mais pobres e exaltando a importância das mulheres, Edinho afirmou também que é um "entusiasta", lembrando que ganhou 12 eleições ao lado de Maria Elza e perdeu apenas uma, antes de se casar com ela.