O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), estendeu até dia 7 de março o estado de quarentena no município. O decreto estabelecendo a prorrogação do prazo foi publicado no diário oficial nesta quinta-feira, 11.
O governo estadual de João Doria (PSDB) publicou no sábado norma que prorrogou a quarentena no Estado.
O decreto da Prefeitura Rio Preto prorroga o prazo previsto em outra norma do município, estabelecida em 24 de março do ano passado, em função da pandemia do novo coronavírus. A regra da Prefeitura editada no ano passado "reconhece estado de calamidade pública no Município de São José do Rio Preto decorrente da pandemia de Coronavírus (Covid-19)".
No decreto publicado nesta quinta-feira, a Prefeitura ainda estabelece que o funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços, essenciais e não essenciais, previstos nas fases do Plano São Paulo, são definidos por deliberação do Comitê Gestor de Enfrentamento ao Coronavírus, da Prefeitura. O município segue as regras do Plano São Paulo, que entraram em vigor em junho do ano passado. O Estado autoriza serviços conforme a classificação de 13 regiões do Estado com base em número de casos de Covid-19, mortes provocadas pela doença, e taxa de ocupação de leitos de UTI. Segundo dados do governo estadual, nesta quinta, 11, a taxa de ocupação de leitos de UTI com pacientes com Covid-19 estava em 63,4%.
A região de Rio Preto está na fase laranja do plano, a segunda mais restritiva. O Plano SP será atualizado nesta sexta-feira, 12.
O governo estadual analisa dados relacionados à pandemia de 102 cidades da Divisão Regional de Saúde de Rio Preto.
Na fase que Rio Preto e região se encontram, o horário de funcionamento do comércio em geral é de até oito horas por dia. A norma também fale para shoppings centers. Atividades como academias de ginástica, salões de beleza e barbearias podem funcionar com atendimento presencial, em horários restritos. A capacidade de atendimento é limitada a 40%.
Pelas regras atuais para Rio Preto e região, restaurantes podem abrir até às 20h. O Plano São Paulo determina ainda que bar é considerada atividade não permitida para atendimento presencial na fase laranja.
O setor de bares e restaurantes é um dos que mais criticam as regras adotadas pelo Estado e seguidas no município. Na quarta, grupo de empresários se reuniu com Edinho em busca maior flexibilização. Uma nova reunião está prevista para esta sexta-feira, 12.
A venda de bebidas alcoólicas após às 20h permanece vetada no município.
As normas de funcionamento de atividades em Rio Preto podem ser consultadas no site oficial da Prefeitura, por meio do link riopreto.sp.gov.br/coronavirus/.