A Prefeitura de Rio Preto concluiu a licitação para reforma, ampliação e readequação do Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto, na avenida Faria Lima. Ao custo de R$ 5,2 milhões, o contrato foi assinado com a Constroeste Construtora e Participações Ltda. O resumo do edital foi publicado nesta terça-feira, 12, no Diário Oficial do Município. A empresa também foi classificada como primeira colocada para construir o miniterminal da UPA Norte (leia mais ao lado).
A empresa, segundo edital, terá um prazo de um ano e um mês entre a assinatura da ordem de serviço e a entrega provisória da obra, "podendo ser prorrogado por termo aditivo", preveem as regras. Dez meses desse prazo serão contados para conclusão das obras. Até nesta terça-feira, 12, a Secretaria Municipal de Cultura informou que não havia previsão para assinatura da ordem de serviço e início dos trabalhos.
O projeto prevê mudanças estruturais e remodelação do teatro. Com 390 lugares, o espaço ganhará um anexo para instalar a secretaria e o escritório do teatro, além de novos toaletes e nova bilheteria. O saguão do prédio também será ampliado e a fachada ganhará novos contornos. O projeto também prevê mudanças no estacionamento, para mais vagas, segundo a Prefeitura, e a construção de uma sala de aquecimento para os artistas.
Os camarins, anexos em volta do teatro, serão derrubados e reconstruídos. Segundo a Cultura, atualmente as estruturas apresentam rachaduras. Dois depósitos para cenários na parte superior do prédio, próximos ao palco, também serão construídos.
O projeto ainda prevê a criação de uma área de convivência interna a céu aberto com vegetação, jardim e gramado, demolição dos antigos camarins e sanitários. O contrato também inclui reforma no sistema elétrico da edificação, gerador de energia, revisão da central de energia, novo sistema de ar-condicionado do espaço e recuperação do piso do palco.
A reforma também prevê a troca do telhado de proteção sobre a laje principal, acessibilidade da plateia ao palco, textura e ainda pintura geral de todo prédio.
Patrimônio
O Teatro Municipal foi inaugurado em janeiro de 1973, na gestão do ex-prefeito Adail Vetorazzo. Em 1981, o teatro ganhou o nome de Humberto Sinibaldi Neto. Embora seja um símbolo cultural de Rio Preto, a obra apresenta problemas físicos e estruturais.
Camarins e outras partes do prédio apresentam rachaduras nas paredes e, segundo a Prefeitura, ameaçam a estrutura do prédio. O Municipal também tem problemas no sistema hidráulico, elétrico e de ar-condicionado. Em 2019, o prédio chegou a ficar interditado para uso do público, por conta da deterioração.