O prazo para os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições municipais de 2020 justificarem sua ausência termina nesta quinta-feira, 14. A recomendação da Justiça Eleitoral é de que o eleitor faça a justificativa por meio do aplicativo e-Título, disponível nos sistemas Android ou iOS.
A justificativa também pode ser feita pelo Sistema Justifica. Nos dois casos, o eleitor deve preencher um Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), com o motivo pelo qual não votou, podendo anexar documentos de comprovação.
Se o eleitor não justificar a ausência às urnas, fica sujeito à multa. A falta de quitação eleitoral também pode impedir a obtenção de passaporte, recebimento de vencimentos, remuneração, salário ou benefícios públicos, entre outras exigências.
Cada justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu. "Importante que o eleitor ou justifique (apresentando um documento) ou recolha a multa da eleição ou das eleições anteriores pois se o eleitor ficou 3 vezes seguidas sem votar, terá seu título cancelado", alertou o chefe do cartório da 125ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Luciano Uesaka.