O provedor da Santa Casa de Rio Preto, Nadim Cury, divulgou mais um alerta nas redes sociais sobre a preocupação com o aumento do número de casos de Covid-19 na cidade nos últimos dias, especialmente, nesta semana. Ele afirma que os índices de ocupação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e de enfermaria destinados ao uso de pacientes que foram contaminados com o coronavírus subiram desde o Natal.
"Está aumentando a quantidade de Covid em São José do Rio Preto. A Santa Casa só atende pacientes da cidade. Até três dias atrás nós mantínhamos a base 50% na UTI e na enfermaria. Hoje, dia 30, estamos com 80% na enfermaria e 75% na UTI", afirmou Cury na gravação. "Então, por favor, população. Isso é um pedido meu e de todas as autoridades sanitárias e de Saúde. Vocês têm de ter consciência. Passou o Natal vem o Ano Novo".
O receio do provedor é devido a confraternização no Ano Novo que tende ter mais aglomeração em família. "Isso é um perigo. Vocês têm de tomar cuidado. Não tirar a máscara, usar o álcool em gel. Não ficar muito perto", alertou Cury. "Não dá mais para saber quem tem e quem não tem Covid. De repente está conversando com uma pessoa e ela está com o coronavírus. Nem ela sabe".
De acordo ainda com o provedor há pessoas que pegam Covid-19 e não apresentam sintomas. "Mas aqueles que estão vindo para o hospital e está aumentando a quantidade, vai aumentar o número da enfermaria e que pode evoluir para UTI. E quando você entra na UTI devido a Covid, a tua chance é 30% de sair vivo. Pensa nisso. O jovem pensa em levar para a tua casa, para a tua mãe e para o teu pai, teu avô e sabendo que você pode matá-los por causa disso. Acho que vocês precisam ter consciência", disse no vídeo divulgado nas redes sociais.
Cury afirma que neste momento é preciso ter "consciência". "Queria pedir pra vocês: tomem cuidado. Senão a coisa vai pegar. E está pegando", desabafou.
Linha de frente
A médica Ana Paula Rodrigues Alves, que estava na linha de frente no combate à Covid em Rio Preto, morreu na quarta-feira, 30. Ana Paula morreu em sua casa, onde estava cumprindo isolamento por estar com o coronavírus. O velório e enterro aconteceram na tarde de quinta-feira, 31, no Cemitério Jardim da Paz, em Rio Preto.
O Grupo Austa e a Hospital Care, onde ela trabalhava, divulgaram, nesta quinta-feira, uma nota de pesar sobre o falecimento da médica. "Dra. Ana Paula exerceu a medicina com dedicação e profissionalismo no Austa hospital, exemplo para os colegas de nossa instituição. Em nome de todos os colaboradores do Grupo Austa e da Hospital Care, a diretoria se solidariza com a dor dos familiares e amigos e permanece à disposição para contribuir neste momento tão delicado e traumático a todos", consta em nota.
Nas redes sociais familiares e amigos prestaram homenagens à Ana Paula. Em seu próprio perfil ela participava de campanhas de combate ao coronavírus.
(Com Luna Kfouri)