SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | QUARTA-FEIRA, 28 DE JULHO DE 2021
ELEIÇÕES 2020

Edinho vai à Justiça para tirar propaganda de Coronel Helena

Prefeito de Rio Preto, que tenta a reeleição, entra com ação contra candidata do Republicanos por supostas irregularidades no horário eleitoral e pede suspensão da exibição do programa

Vinicius MarquesPublicado em 17/10/2020 às 00:23Atualizado há 06/06/2021 às 18:48
[object Object]

Prefeito de Rio Preto, que tenta a reeleição, entra com ação contra candidata do Republicanos por supostas irregularidades no horário eleitoral e pede suspensão da exibição do programa (Reprodução)

A coligação do prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), que tenta a reeleição, entrou na Justiça nesta sexta-feira, 16, com pedido de suspensão de exibição de um programa eleitoral da Coronel Helena (Republicanos). Nele, a prefeiturável exibiu reportagem do Diário, publicada em janeiro de 2019, que fez estimativa do custo da corrupção no País, com base do PIB (Produto Interno Bruto, com projeção de quanto seria o custo em Rio Preto, de R$ 350 milhões.

O levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) foi relativo a 2012.

Segundo a representação, a candidata fez "manipulação da notícia" no horário eleitoral. O material de campanha também é utilizado em inserções.

"Todo esse dinheiro que se perde na corrupção deveria ser usado para melhorar a sua vida. Só tem um jeito de acabar com a corrupção: não roubar, não deixar roubar e colocar na cadeia quem roubar", afirmou a candidata no programa. A Coronel Helena disse que vai criar a Controladoria-Geral do Município e a corregedoria.

Segundo a representação, a reportagem não menciona a atual gestão. "Como bem anotada pelo subtítulo da matéria jornalística, a 'quantia astronômica é uma projeção para a realidade', repita-se, de um estudo em nível nacional", diz trecho da representação.

"Em mais outro momento, a candidata Helena induz novamente o eleitor a pensar que o mencionado 'ralo da cidade' é a Prefeitura, ao dizer que 'todo esse dinheiro que se perde na corrupção deveria ser usado para melhorar a sua vida', tendo a imagem da candidata caminhando e olhando para a Prefeitura Municipal de São José do Rio Preto", afirma outro trecho do processo protocolado na Justiça Eleitoral.

A coligação da candidata afirmou ao Diário que não iria comentar a representação. O presidente do Republicanos em Rio Preto, Diego Polachini, disse que que não tinha conhecimento da ação judicial.

O juiz da 267ª Zona Eleitoral de Rio Preto, Paulo Marco Veira, determinou nesta sexta-feira, 16, que a coligação de Edinho regularizasse a ação de acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Não se trata de mera crítica ácida ou mais contundente, própria do embate eleitoral contra o candidato Edinho, mas sim de verdadeira acusação, pois foi exatamente isso que entenderam todos que assistiram", diz a coligação.

Até o fechamento desta edição, não havia decisão sobre o pedido. A coligação da Coronel será notificada para apresentar contestação sobre a queixa feita pelo adversário de campanha.

Candidatos sobem o tom

Candidatos a prefeito voltaram a subir o tom de críticas à gestão atual no horário eleitoral. A candidata à Prefeitura de Rio Preto pelo PT, Celi Regina, abriu o programa eleitoral desta sexta-feira, 16, com as 620 mortes por coronavírus na cidade (nesta sexta-feira o número era de 664 óbitos) para criticar a gestão da pandemia feita por Edinho.

Carlos Arnaldo, candidato a prefeito pelo PDT, voltou a atacar o emedebista com imagens de praças e polos esportivos em "abandono". A proposta do candidato é colocar a Guarda Civil Municipal para vigiar os locais, caso seja eleito.

O candidato pelo PSL, Marco Casale, voltou e exibir o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para se aproximar de eleitores, além de colocar o senador Major Olímpio (PSL) em seu programa.

Coronel Helena, do Republicanos, utilizou o horário eleitoral para mostrar o corpo a corpo com eleitores, inclusive com abraço. Já Edinho, enfatizou no programa as obras de construção do anel viário.

(Francela Pinheiro)

eleições 2020
edinho
programa eleitoral
coronel helena
 
Copyright © - 2021 - Grupo Diário da Região.É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Desenvolvido por
Distribuido por