Celi Regina diz que vai cortar cargos e colocar Lula na TV

ELEIÇÕES 2020

Celi Regina diz que vai cortar cargos e colocar Lula na TV

Confira como foi a sabatina com a candidata a prefeita de Rio Preto pelo PT


Celi Regina durante sabatina promovida pelo Diário da Região
Celi Regina durante sabatina promovida pelo Diário da Região - Johnny Torres

A nona sabatina do Diário da Região com os candidatos a prefeito de Rio Preto foi com a candidata do PT, Celi Regina, que citou o "legado" dos governos de Lula e Dilma, disse contar com o apoio do ex-presidente na campanha eleitoral e ainda afirmou querer cortar gastos. Celi foi sabatinada pelos jornalistas Lucas Israel e Rodrigo Lima.

Confira os principais trechos da sabatina

Pandemia e retomada

A questão da economia não é municipal. A economia no nosso país é ditada pelo Ministério da Economia. A economia é macro, não tem como você ditar a economia no Estado ou no País, isso é do governo federal. Então, a economia no nosso País ela já ia muito mal antes da pandemia, com o advento da pandemia ela piorou. Então, assim, nós temos uma responsabilidade muito grande em assumirmos a prefeitura no próximo ano, em 2021, nessa questão.

Lula

Conto, sim, com o apoio do ex-presidente Lula, aliás com muito orgulho. Ele vai estar no nosso programa de televisão, inclusive já gravou vídeo de apoio à nossa candidatura. Para nós é algo assim muito importante. Os governos dos presidentes Lula e Dilma trouxeram um legado para nossa cidade assim imenso.

Dificuldades do PT

Eu atribuo à nossa população brasileira como um todo, rio-pretense não é diferente, de não acompanhar o dia a dia da política. Mas, veja bem, tanto no Lealdade e Amizade quanto no Nova Esperança, dois conjuntos populares que a ex-presidenta Dilma veio entregar, tem muitos moradores que reconhecem. Agora, isso não é um panorama geral e nas urnas a gente não vê muito esse resultado.

Impacto da Lava Jato

Eu vejo assim: o ex-presidente Lula foi condenado, sim, por uma Lava Jato de Curitiba totalmente parcial e política partidária. E agora nós estamos também vendo que o ex-presidente Lula está sendo absolvido de praticamente tudo o que ele foi condenado na Lava Jato de Curitiba.

Demonização da esquerda

Olha eu vejo que isso aí foi uma onda que já passou. Ficou lá no passado e que a população brasileira e agora nós estamos falando da população rio-pretense ela sabe e ela sabe muito bem, ela sabe da saúde, que os governos do PT, Lula e Dilma, fizeram muito para reformas e construções de UBSs, das UPAs, trouxe mais verba para as equipes de Saúde da Família tratar melhor a população de nossa cidade, e população essa mais carente.

Vila Itália

Essa é uma questão muito séria. Ela está há anos na Justiça e nós entendemos que a gente tem que proporcionar ao ser humano que ele viva com dignidade. Isso é o mínimo, né. Quando estive vereadora, eu andei na cidade inteira e descobrimos, até porque as pessoas acham que vazio urbano é só aquela área da Zona Sul, que é uma área nobre da cidade. Lá também. Mas nós temos em Rio Preto muitos vazios urbanos em vários bairros, por exemplo.

Áreas públicas

Não, eu só penso os vazios urbanos que são áreas públicas. Nas áreas particulares nós não podemos mexer. Não existe legislação e nem é nosso desejo jamais mexer numa área particular. Esses vazios urbanos que nós identificamos, enquanto vereadora, é de áreas públicas. Tem muita área pública em que podem ser construídas de moradias populares.

Água no rio Grande

Olha, não concordo. Enquanto conselheira do Semae me coloquei contrária a isso, porque na nossa cidade a cada 100 litros de água tratada, 27 desses litros são perdidos no meio do caminho. Não chega na casa das pessoas. E por que isso acontece? Porque a nossa tubulação é de 50 a 60 anos atrás. Então nós precisamos trocar essa tubulação, nós precisamos investir na água que nós temos. Nós precisamos cuidar primeiro fazer a lição de casa.

Comissionados

Olha, uma coisa é certa: o número de cargos comissionados nós iremos cortar sim, inclusive quando eu era presidente do sindicato já tinha essa proposta para resolver equalizar mais o orçamento da despesa com pessoal do município. Então o que acontece, nós teremos servidores comissionados concursados, porque nós temos servidores concursados de ponta que trabalham e têm uma competência, uma técnica importantíssima.

(Estagiária sob supervisão do jornalista Gabriel Vital)