Edinho defende medidas tomadas durante pandemia

ELEIÇÕES 2020

Edinho defende medidas tomadas durante pandemia

Candidato à reeleição, o prefeito de Rio Preto Edinho Araújo (MDB) participou da sabatina promovida pelo Diário. A entrevista com Filipe Marchesoni (Novo) foi adiada. O candidato está com suspeita de Covid. Hoje, os entrevistados serão Carlos Arnaldo e Celi Regina


Edinho Araújo (MDB), prefeito de Rio Preto e candidato à reeleição, durante sabatina no Diário
Edinho Araújo (MDB), prefeito de Rio Preto e candidato à reeleição, durante sabatina no Diário - Guilherme Baffi 08/10/2020

Sétimo entrevistado pelo Diário da Região, que realiza uma série de sabatinas com os candidatos a prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) foi entrevistado pelos jornalistas Rodrigo Lima e Vinícius Marques. O atual prefeito falou sobre suas propostas e a gestão da pandemia de Covid-19.

Leia os principais trechos:

Gestão da pandemia

Eu me recordo, precisamente, era uma segunda-feira, dia 16 de março. No dia 19, na quinta-feira, seria aniversário de Rio Preto e a notícia se espalhando da pandemia chegando, aí nós discutimos juntamente com a Secretaria da Educação e o comitê que já havia sido constituído, pelo doutor Aldenis Borim. 'Olha, nós vamos no dia 23, segunda-feira, nós vamos suspender as aulas'. Não tinha suspenso as aulas ainda, apenas 10% dos pais levaram as crianças. Tenho consciência absolutamente tranquila de que tomamos todas as decisões no sentido de preparar a cidade, o sistema de saúde para que todos pudessem ser assistidos.

Popularidade

Todas as pesquisas que vejo publicadas e as que tenho são no sentido de que o governo está sendo bem avaliado e a figura do prefeito também tem sido colocada em confronto com outras candidaturas e nós temos estado bem à frente. Com relação às ações, o Banco do Povo tem estado à disposição. Os números que tenho: mais de R$ 7 milhões foram emprestados a juros baixíssimos às pequenas empresas. O comitê, no sentido de trabalharmos pós-pandemia já sendo articulado. Eu terei o professor Orlando Bolçone, que é um economista, que tem uma visão geral da cidade e da região, vai coordenar esse trabalho, porque não é um trabalho simples.

Desassoreamento

É uma questão (desassoreamento da Represa Municipal) complexa e que nós temos feito muito em termos de infraestrutura. Agora, não dá para fazer tudo, mas está tudo muito bem encaminhado para que a gente possa apresentar resultados. Me incomoda também, mas contamos com o superintendente (do Semae), que é dos mais competentes, Nicanor Batista. Vamos desassorear de novo, isto é um fato que é questão de tempo.

Vila Itália

Ela é de 2016, e aí entrou-se com uma ação de reintegração de posse, não foi concedida quando ela estava na sua fase ainda inicial e depois a favela cresceu. Pedimos à Justiça a suspensão do trâmite da ação porque nós estamos trabalhando, é uma questão importante que envolve institutos que são muito ligados a esta questão, e também pessoas, empresários interessados. Jamais faltou assistência às crianças, saúde e educação às pessoas.

BR-153

A BR-153 acho que tem a participação de muitos técnicos, tem a participação de políticos, de parlamentares, de deputados, há uma contribuição de todos. Agora, em função do cargo que ocupo e da permanência que eu tenho tido na vida pública, estou muito feliz de poder viver a conclusão da duplicação da BR-153. É uma obra que incomodou muita gente ao longo desse tempo. A BR-153, não sei quem vai tirar proveito político, eu posso dizer que eu tenho a consciência tranquila de que fiz a minha parte e de que ela é fundamental.

Projetos anteriores

Esse é um dos grandes problemas, não só em Rio Preto, mas no Brasil. Por que tem milhares de obras paralisadas? Porque os projetos não são bons. Eu sempre li isso, sempre ouvi isso, nos Estados Unidos na Europa. Você demora muito mais tempo para fazer um projeto do que para executar a obra, porque o projeto tem de ser feito hidráulica e elétrica e tudo precisa ser olhado com muito cuidado.

Maquiagem urbana

Eu procuro, nos primeiros anos, primeiro botar a casa em ordem. Domino os projetos que estão em curso, ponho para dar continuidade, corrijo os processos e depois vou avançando. Agora, falar que o Edinho gosta de maquiagem? Será que interligar os poços profundos, todo o sistema de abastecimento de água é maquiar? Será que fazer Estação de Tratamento de Esgoto é maquiagem? Agora, o Edinho gosta de cidade bonita? Sim. Gosta de Cidade Limpa? Sim. Gosta de cidade bem iluminada? Sim. Gosta de praças e áreas de lazer? Sim.

Projetos de outros prefeitos

Quando eu entreguei o governo, no dia primeiro de janeiro de 2009, eu deixei dezenas de obras. O que precisa é o compromisso de quem assume, é de quem pega o bastão concluir e eu jamais deixei de concluir uma obra de governos que eu sucedi.

(Yasmin Lisboa)