Coronel Helena fala em vencer eleição em 1º turno em Rio Preto

CONFIRMADA

Coronel Helena fala em vencer eleição em 1º turno em Rio Preto

Em convenção, candidata dispara críticas ao governo do prefeito Edinho Araújo


Helena dos Santos Reis durante convenção do Republicanos que oficializou seu nome como pré-candidata a prefeitura 
de Rio Preto
Helena dos Santos Reis durante convenção do Republicanos que oficializou seu nome como pré-candidata a prefeitura de Rio Preto - Lucas Israel 10/9/2020

O Republicanos oficializou nesta quinta-feira, 10, a candidatura da coronel reformada da Polícia Militar Helena dos Santos Reis à Prefeitura de Rio Preto. Durante discurso, ela criticou o prefeito Edinho Araújo (MDB) e ações do governo, por exemplo, no enfrentamento da pandemia da Covid-19 na cidade. A convenção contou com a presença de militantes dos partidos Solidariedade e do PTB, que indicou como vice na chapa dela o empresário Cláudio Bolonhesi.

A candidata aposta na possibilidade de vencer a eleição ainda no primeiro turno — que ocorre no dia 15 de novembro. "O plano é ir para o segundo turno ou ganhar no primeiro. Quem sabe? Nossa candidatura teve uma aceitação muito boa. Há o desejo de mudança. Tudo é possível", disse Helena em entrevista ao Diário.

Durante a campanha, ela deve enfatizar propostas para alavancar a economia em Rio Preto, especialmente no período pós-pandemia, além de poder ser a primeira mulher eleita pelo voto no município. Helena criticou também o que chamou de maquiagem das ruas e a "velha política" e os "velhos atores". "Virem a página e assumam o controle. É hora de construir uma nova história para a cidade", disse a candidata.

Em relação a apoios, Helena disse contar com gesto do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seu favor. "O apoio do presidente pode agregar bastante. Nos colocamos como centro-direita. Com a candidatura mais forte, mais robusta na direita. Acreditamos que ele venha a apoiar nossa campanha. O Republicanos é o partido que abriga dois dos filhos dele. Ele tem uma afinidade com o Republicanos, o que certamente vai pesar na decisão dele", afirmou.

O candidato a vice na chapa de Helena, Cláudio Bolonhesi, também disparou críticas a Edinho. "Quem vocês acham que vai fazer mais? Velhos que precisam de muletas para sustentar a sua própria candidatura ou uma guerreira da estirpe da coronel Helena?", questiona.

 

Além da candidatura a prefeita, a aliança de partidos que apoiam Helena dos Santos Reis ao Executivo ainda oficializou, na noite de quarta-feira, 56 nomes que aspiram a uma vaga na Câmara de Rio Preto. A maior parte dos nomes é do Republicanos, que conta com 26 candidaturas a vereador.

Já o PTB, que indicou o vice, Cláudio Bolonhesi, confirmou outros 20 candidatos, enquanto que o Solidariedade constituiu chapa com dez nomes, totalizando 56.

"Foi uma construção trabalhosa, mas conseguimos montar uma chapa completa. Não é um ajuntamento de pessoas, é um time. São pessoas que acreditam no partido e na coronel Helena", afirmou o presidente do Republicanos em Rio Preto, Diego Polachini. (LI)