PSDB decide manter candidatura de Pupo a prefeito em Rio Preto

ELEIÇÕES 2020

PSDB decide manter candidatura de Pupo a prefeito em Rio Preto

Executiva do partido, que tem um aliado confirmado, o Cidadania, teve reunião nesta quarta-feira, 9, e disse que vereador segue como pré-candidato tucano a prefeito de Rio Preto e remarca convenção


Representantes do PSDB e do Cidadania durante reunião nesta quarta-feira, 9: Pupo segue pré-candidato
Representantes do PSDB e do Cidadania durante reunião nesta quarta-feira, 9: Pupo segue pré-candidato - Divulgação

O PSDB de Rio Preto manteve a pré-candidatura a prefeito do vereador Renato Pupo após reunião nesta quinta-feira, 9, que contou com a participação da cúpula da legenda na cidade. Os tucanos decidiram mudar a data da convenção da sigla para o dia 16, último dia previsto pela Justiça Eleitoral para a definição dos candidatos a prefeito e a vereador. A convenção da sigla seria realizada no domingo, 13.

No sábado, 12, o presidente estadual do PSDB, Marco Vinholi, desembarca em Rio Preto para se reunir com Pupo e outros membros da sigla. A expectativa é de que os tucanos anunciem o nome do candidato a vice na chapa encabeçada por Pupo. "Será um nome de um outro partido", pediu um representante do PSDB que pediu para não ser identificado.

O presidente do PSDB local, Manoel Gonçalves, afirmou que o objetivo é negociar possíveis alianças com outras siglas e, assim, ampliar o leque de aliados no palanque de Pupo na eleição de novembro. Até o momento, os tucanos conseguiram o apoio do Cidadania, que abrigou ex-militantes do PSD — antigo partido de Pupo.

O Diário apurou que o PSDB tem perdido a queda de braço com o MDB, partido do prefeito Edinho Araújo, para conseguir fechar apoios para a eleição deste ano. Os tucanos alegam que é quase impossível disputar com a máquina administrativa, sem citar mais detalhes. "Nós mudamos a data da nossa convenção para o dia 16. Assim, teremos mais tempo para conversar com mais partidos", afirmou Gonçalves.

O presidente do PSDB admitiu que está negociando possível aliança com o ex-prefeito Valdomiro Lopes (PSB), que também tenta viabilizar a sua candidatura a prefeito. "Ele (Valdomiro) está disposto a estar junto conosco", afirmou Gonçalves ao ressaltar que a "prioridade" do partido é ter candidato a prefeito. "Estamos negociando com todo mundo. Temos várias conversas com outros partidos", afirmou o dirigente tucano.

Valdomiro, por sua vez, também busca apoio para viabilizar nova candidatura a prefeito de Rio Preto. O ex-prefeito tem mantido conversas com o deputado federal Fausto Pinato, do PP. O presidente da Câmara, Paulo Pauléra (PP), também pretende apoiar Edinho.

Além de Gonçalves e Pupo, participaram do encontro realizado pelo PSDB o empresário Denilson Marzocchi, cotado para ser candidato a vice-prefeito em uma eventual chapa pura, o presidente do Cidadania em Rio Preto, Henrique Dias, e os empresários Beto Perosa e Marcos Apóstolo, que também faz parte do Cidadania.

(Com Vinícius Marques)

Johnny Torres/Arquivo

O ex-prefeito de Rio Preto Valdomiro Lopes (PSB) mantém tratativas com cúpulas de partidos para definir uma possível candidatura neste ano. Valdomiro, que até mês passado estava afastado da corrida eleitoral, agora tenta viabilizar alianças. Ele conversou com deputado federal Fausto Pinato, cacique do PP na região, e também com presidente estadual do PSB, Márcio França. Ambos negociam aliança que, se for confirmada, altera o cenário em torno da candidatura a reeleição do prefeito Edinho Araújo (MDB).

O PP tem como aliado declarado de Edinho o presidente da Câmara de Rio Preto, Paulo Pauléra. No entanto, de acordo com Pinato, a aliança com atual prefeito não está consolidada. O PP tem convenção marcada para próxima quarta, 16, no último dia prevista pela Justiça Eleitoral.

"O partido está conversando com Valdomiro e com Edinho. Não está nada definido. Existe divisão entre candidatos a vereador e vamos tomar uma decisão até sexta. O PP tem o terceiro maior tempo de televisão (na propaganda eleitoral) e isso tem de ser levado em conta", disse Pinato ao Diário.

"O MDB tem conversa positiva com o PP", disse o presidente do MDB, Pedro Nimer. O prazo final para as convenções é quarta-feira, 16.