Governo de SP reavalia regiões hoje

Rio Preto em risco

Governo de SP reavalia regiões hoje


Secretária estadual de Desenvolvimento, Patrícia Ellen, nesta quinta
Secretária estadual de Desenvolvimento, Patrícia Ellen, nesta quinta - Divulgação/Governo SP

O governo de São Paulo irá fazer nova avaliação nesta sexta-feira, 31, sobre plano de retomada da economia durante a pandemia de coronavírus. A nova fase do plano foi anunciada na semana passada mas pode ter "revisões extraordinárias". Rio Preto permaneceu na fase laranja do plano, que autoriza, por exemplo, abertura de comércio varejista e shoppings. A norma vale para toda a região, composta por 102 municípios. A norma, salvo regressão de fase, vale até 10 de agosto.

Assim como já ocorreu em outras semanas, integrantes do governo de Edinho Araújo (MBD), afirmam que há riscos de a região regredir para fase vermelha. Nessa situação apenas serviços essenciais poderiam funcionar, como postos de combustível, bancos, supermercados, padarias e farmácias.

Em coletiva nesta quinta-feira, 30, no Palácio dos Bandeirantes, secretários do governo de João Doria já adiantaram que haverá revisão no plano. A secretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen, afirmou que situação mais preocupante no Estado atualmente é no Vale da Paraíba, que está na fase laranja do plano e fica na região de Registro.

O secretariado de Doria não mencionou possibilidade de regressão da região de Rio Preto. A taxa de ocupação de leitos de UTI com pacientes com Covid-19 até esta quinta era de 79,5%. Ao longo da última semana a taxa esteve em torno de 80% de ocupação. Os dados de cada região foram analisados até a noite desta quinta-feira.

Na prefeitura, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, disse por repetida vezes que há riscos de regressão. O município registrou até esta quinta 8.883 casos registrados e 236 mortes.

"O receio existe. De fato Rio Preto corre risco de ir para o vermelho. Estamos no limite, mas acredito que vamos seguir na etapa laranja", disse o secretário de Governo, Jair Moretti.