Prefeito de Rio Preto espera manutenção de fase

PLANO DE RETOMADA

Prefeito de Rio Preto espera manutenção de fase

A quarentena decretada no Estado pelo governo Doria completa 120 dias nesta sexta


Edinho Araújo em evento na Prefeitura de Rio Preto:
Edinho Araújo em evento na Prefeitura de Rio Preto: "expectativa é pela manutenção" - Divulgação/Prefeitura de Rio Preto

O governador de São Paulo, João Doaria (PSDB), anuncia nesta sexta-feira, 24, nova classificação de regiões no plano estadual de retomada da economia em meio à pandemia de coronavírus. Doria irá anunciar novo estágio da quarentena, já que decreto em vigor, que é seguido pela Prefeitura de Rio Preto, tem vigência até quinta-feira, 30. A quarentena decretada no Estado pelo governo Doria completa 120 dias nesta sexta. As medidas entraram em vigor em 24 de março.

Na Prefeitura de Rio Preto, a expectativa é que a região permaneça na fase laranja do plano, que permite abertura do comércio com restrições, o que inclui shoppings. No entanto, nesta fase a abertura de salões de beleza e barbearias permanecem fechadas. Abertura ocorreria na fase amarela do plano. Em entrevista nesta quinta, no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, equipe de governo de João Doria, afirmou que o plano pode passar por modificações, sem detalhar quais.

Os dados levados em conta pelo Estado são evolução de casos nas últimas semanas, número de mortes e taxa de ocupação de leitos de UTI. Nesta quinta, o secretário de Saúde, Aldenis Borim, afirmou que criação de novas vagas de leitos de UTI na cidade irão baixar a taxa, que estava acima de 80% no município. O secretário disse que com novos leitos a taxa ficaria abaixo de 60% e com isso a expectativa seria de manutenção de fase. Os dados foram repassados para o governo estadual já no final da tarde desta quinta.

Integrantes da Prefeitura, no entanto, afirmaram na última semana que o aumento na ocupação de leitos poderia levar o município a regredir de fase, para a vermelha, a mais restritiva, que permite abertura de serviços essenciais.

Equipe de governo esteve em reunião até a noite desta quinta para analisar a situação das regiões. A taxa de ocupação de leitos de UTI na região de Rio Preto chegou a 79% nesta quinta, segundo dados divulgados no site do Estado. Até o fechamento desta ação, a tendência na análise de dados da região era de manutenção de fase laranja. O comitê estadual de enfrentamento à pandemia terá nova avaliação da situação, prevista para a manhã desta sexta, 24. No início da tarde, o governador atualiza a situação das regiões. Araçatuba, que está na fase vermelha do plano, tem expectativa de passar para fase laranja, onde está Rio Preto.

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB) afirmou que a expectativa é de manutenção de fase.

"Com as medidas de aumento imediato na oferta de leitos de UTI e enfermaria entendemos que o item mais crítico na avaliação do Plano São Paulo encontra-se equacionado em nossa cidade, que é a oferta de leitos, principalmente os de UTI. Dessa forma, nossa expectativa é pela manutenção da região de São José do Rio Preto na fase laranja", afirmou.