Ministério libera curso de Medicina da Universidade Brasil, em FernandópolisMinistério libera curso de Medicina da Universidade Brasil, em Fernandópolis

INVESTIGADA

Ministério libera curso de Medicina da Universidade Brasil, em Fernandópolis

A portaria é do dia 25 de junho, mas foi publicada na última sexta-feira, 26 no Diário Oficial da União (DOU)


Universidade Brasil pode receber novos alunos de medicina
Universidade Brasil pode receber novos alunos de medicina - Divulgação/ Universidade Brasil

O Ministério da Educação (MEC) suspendeu a portaria que paralisava todas as atividades do curso de Medicina da Universidade Brasil, em Fernandópolis. Assim, as aulas, o vestibular e as transferências podem voltar a ser realizadas. A portaria é do dia 25 de junho, mas foi publicada na última sexta-feira, 26 no Diário Oficial da União (DOU).

A portaria suspende os efeitos de outras duas, uma de outubro de 2019, que suspendeu as atividades do curso de Medicina, bem como o ingresso de novos alunos e as transferências para a instituição, e outra de março de 2020, que fechou o curso e obrigava a faculdade a liberar a transferência dos estudantes para outras instituições. Caso a medida não fosse possível, a Universidade Brasil deveria mantê-los até a conclusão do curso.

As apurações sobre o suposto ingresso irregular de alunos em número superior ao permitido em Medicina foram suspensas, o que permite a entrada de novos estudantes por meio de vestibular, bem como a transferência de alunos. As investigações quanto às fraudes no Fies e ProUni e compra de vagas, no entanto, continuam.

Em nota, a Universidade Brasil afirmou que está fazendo alterações nos trâmites internos. "Com isso, a nova reitoria da universidade reforça seu compromisso de implementar processos transparentes", diz trecho do texto.