Deputado prevê acordo a favor do adiamento das eleições

NA CÂMARA FEDERAL

Deputado prevê acordo a favor do adiamento das eleições

Deputado federal Geninho Zuliani (DEM) afirmou que já vê clima na Câmara para aprovação do adiamento


Geninho Zuliani
Geninho Zuliani - Guilherme Baffi 27/6/2020

O deputado federal da região de Rio Preto Geninho Zuliani (DEM) afirmou neste sábado, 27, que já vê clima na Câmara dos Deputados para a aprovação do adiamento das eleições municipais para 15 de novembro. O texto da mudança, já aprovado pelo Senado, foi encaminhado ao Legislativo, mas até nesta sexta-feira, 26, o presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM), tratava a aprovação como improvável.

A mudança dos deputados a favor do adiamento tem relação com a atuação de ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). "Eles têm atuado muito sobre os líderes das bancadas. Eu acho que a gente inicia a semana com um clima favorável", disse Geninho.

Neste sábado, Maia esteve reunido com presidentes de partidos para fechar um acordo pelo adiamento. Segundo apurou o Diário, uma nova reunião está marcada para este domingo, 28. A aposta de lideranças partidárias de Rio Preto é de que "é praticamente certo que adiará."

A proposta aprovada pelos senadores transfere a data das eleições do dia 4 de outubro para 15 de novembro. O segundo turno seria transferido para 29 de novembro. Assim, os mandatos atuais dos prefeitos permanecem inalterados até 31 de dezembro.

Na Câmara são necessários 308 votos para que o adiamento seja aprovado.

(Colaborou Francela Pinheiro)