Doria mantém Rio Preto na fase laranja da quarentena

PLANO SÃO PAULO

Doria mantém Rio Preto na fase laranja da quarentena

Cidade deverá permanecer nesta fase pelo menos até o dia 14 de julho. Região de Araçatuba vai para a fase vermelha, enquanto a região de Barretos, que inclui Olímpia, segue para a fase laranja


Governador do Estado de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes
Governador do Estado de São Paulo, João Doria, em coletiva de imprensa no Palácio dos Bandeirantes - Governo do Estado de São Paulo

O governo do Estado de São Paulo anunciou nesta sexta-feira, 26, a nova classificação das regiões no Plano São Paulo. Rio Preto permanece na fase 2 (laranja) da quarentena pelo menos até o dia 14 de julho. O plano é composto por cinco fases, sendo que a 1 (vermelha) é a mais restritiva às atividades econômicas e a 5 (azul) libera todos os setores, sem restrições.

Regiões de Araçatuba, Presidente Prudente, Marília, Bauru, Sorocaba, Ribeirão Preto, Franca e Registro vão para a fase vermelha, que permite o funcionamento apenas das atividades consideradas essenciais. Já a região de Barretos, que inclui Olímpia e estava na fase vermelha, agora avança para a fase laranja. A capital e a região metropolitana avançam para a fase 3 (amarela).

A fase laranja, em que Rio Preto se encontra, permite o funcionamento de algumas atividades, com restrições, e mantém fechados salões de beleza, barbearias, bares e restaurantes, que só poderão reabrir para atendimento ao público quando a cidade atingir a fase amarela, e academias, que só serão permitidas a partir da fase 4 (verde).

Indicadores de cada Departamento Regional de Saúde (DRS) determinam cinco possíveis fases de reabertura de atividades econômicas não essenciais. Os critérios são: média da taxa de ocupação de leitos de tratamento intensivo para COVID-19; número de leitos UTI Covid-19 por 100 mil habitantes; e taxas de acréscimo ou decréscimo de casos confirmados, internações e mortes pela doença na comparação com a semana anterior.