Região administrativa

Prefeito de Rio Preto apresenta plano ao governo do Estado


Prefeito Edinho participa de videoconferência sobre plano regional
Prefeito Edinho participa de videoconferência sobre plano regional - Divulgação/Prefeitura de Rio Preto

O prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo (MDB), apresentou o plano regional de combate à pandemia da Covid-19 em videoconferência realizada nesta segunda-feira, 18. Participaram do encontro os 16 prefeitos das regiões administrativas do Estado, o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM) e o secretário estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

De acordo com a Prefeitura, o plano ainda está em fase de debate e será discutido durante esta semana e apresentado ao governo do Estado na sexta-feira, dia 22. "O plano regional apresentado pelo prefeito de Rio Preto prevê cinco etapas, que varia do fechamento total a abertura quase completa do comércio a depender de indicadores que são atualizados diariamente", afirmou o Executivo em nota.

Durante a semana, secretários municipais de Saúde e de Desenvolvimento Econômico que compõem o conselho municipalista criado pelo governador João Dória (PSDB) vão se reunir para debater o tema.

Atualmente, Rio Preto se enquadra no nível três, que prevê o distanciamento social com regramento para serviços não essenciais. O nível mais alto prevê a aplicação de "lockdown", ou seja, isolamento social mais rígido. Edinho, no entanto, afirma que espera a colaboração da população para atender os pré-requisitos estabelecidos pelo governo estadual.

Entre os indicadores que serão observados estão: notificações síndrome gripal diariamente, percentual de positividade de casos testados, casos de síndrome gripal aguda grave, ocupação de leitos de enfermaria e UTI, estoque de EPI (Equipamento de Proteção Individual) estoque, servidores da Saúde e índice de isolamento social. "Em cada etapa há uma recomendação. A ideia é que os municípios insiram os seus números e verifiquem a indicação da tabela sobre como proceder. Desta forma trataremos a pandemia na medida em que cada município se encontra", disse Edinho durante a apresentação ao Governo do Estado.

Flexibilização

Até o dia 31 de maio, o prefeito de Edinho e Doria falaram que nada será flexibilizado. A abertura de novos setores da economia vai depender da evolução do número de casos do coronavírus. Para colocar em ação o plano regional, os pré-requisitos exigidos para o chamado dia "D" estabelece aos municípios isolamento social de 55%, queda no número de casos por 14 dias consecutivos, além da ocupação dos leitos de UTI inferior a 60%.

Durante a apresentação, Edinho afirmou que Rio Preto tem ocupação de 19% de UTI, enquanto que a enfermaria é de 40%.

A ideia de prefeitos da região é conseguir atender as metas para promover a flexibilização de serviços de academia, revenda de veículos, shoppings, restaurantes entre outros que estão fechados.