SÃO JOSÉ DO RIO PRETO | TERÇA-FEIRA, 09 DE AGOSTO DE 2022
PRIMEIRO EPISÓDIO

Diário da Região lança o podcast Falando de Saúde

O Diário foi um dos 25 selecionados para o programa e contou com mentoria de três meses com Silvio Dias de Albuquerque, especialista em transformação digital e inteligência de negócios

Núcleo Digital
Publicado em 12/07/2022 às 17:00Atualizado em 03/08/2022 às 18:09
Logo "Falando de Saúde" (Reprodução)

Logo "Falando de Saúde" (Reprodução)

O jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), lançou, no início do mês, o primeiro episódio do podcast "Falando de Saúde". A produção é a primeira de uma série de podcasts que serão lançados pelo grupo no segundo semestre de 2022, como resultado do projeto desenvolvido no programa Acelerando a Transformação Digital, em parceria com a Associação Nacional de Jornais (ANJ), o International Center for Journalists (ICFJ) e a Meta, empresa dona do Facebook, WhatsApp e Instagram.

O Diário foi um dos 25 selecionados para o programa e contou com mentoria de três meses com Silvio Dias de Albuquerque, especialista em transformação digital e inteligência de negócios, o que, para o editor web do jornal, Gabriel Vital, contribuiu para estruturar o projeto de forma sólida. "Tínhamos uma ideia em mente quando submetemos o projeto, mas o Silvio nos ajudou a pensar naquilo como negócio", afirma.

O projeto desenvolvido pelo Diário durante a mentoria consiste na criação de uma rede de podcasts de impacto local, com a discussão de temas de interesse da comunidade em que o jornal está inserido. A opção por iniciar o lançamento com um podcast de saúde se deu a partir de uma pesquisa feita com a audiência, em que 478 pessoas foram ouvidas, das quais 48% indicaram interesse pelo tema.

"O interessante é que lançar um podcast de saúde sequer estava em nosso projeto inicial. Foi algo que descobrimos ao seguir a orientação do mentor, que apontou a necessidade de ouvirmos nosso público. Quando esse tema apareceu na pesquisa, recalculamos a rota e decidimos que apontaríamos nossos esforços nessa direção", acrescenta Gabriel.

O projeto contou com um apoio financeiro da Meta no valor de 15 mil dólares para investimentos no desenvolvimento do projeto. A maior parte do valor foi aplicada na montagem de um estúdio com equipamentos profissionais para a gravação de podcasts e transmissões ao vivo, além de licenças dos softwares necessários. Outra parte foi reservada para a divulgação dos novos produtos em canais digitais.

Falando de saúde

No primeiro episódio do podcast "Falando de Saúde", lançado no dia 2 de julho, a jornalista Luna Kfouri recebeu a nutricionista rio-pretense Marla Bittar para um bate-papo sobre os mitos e verdades do jejum intermitente, tema proposto pelo público nos canais digitais do jornal.

O programa pode ser acessado em áudio nas principais plataformas de streaming, como Spotify e Google Podcasts, e também em vídeo no YouTube, no canal do Diário da Região. Os cortes do programa, que já alcançaram mais de 15 mil visualizações, podem ser assistidos na aba Reels, no Instagram do Diário.

O programa "Falando de Saúde" vai ao ar quinzenalmente, sempre entrevistando especialistas de Rio Preto e com temas propostos pela audiência. No próximo programa, que será lançado sábado, 16, Luna conversa com a doula Talita Miranda sobre o tema "maternidade real".

 
Grupo Diário da Região.© Copyright 2022É proibida a reprodução do conteúdo em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por