QUEBRA DE ISOLAMENTO

Vigilância autua América por racha no Teixeirão


Vigilância ainda apura
Vigilância ainda apura "rachão" no Teixeirão no fim de semana - Reprodução Facebook

A Vigilância Sanitária de Rio Preto autuou o América pela realização de jogo de futebol entre dirigentes, sócios, conselheiros e alguns simpatizantes da agremiação, no estádio Teixeirão, há duas semanas. A ação registrada nas redes sociais do presidente Luiz Donizete Prieto, o Italiano, ocorrida na tarde de 2 de maio, contraria as regras de isolamento social impostas pelo poder público por conta da pandemia da Covid-19.

O clube pode ser multado em R$ 6 mil ao final do processo. A autuação foi publicada no Diário Oficial do município nesta sexta-feira, 15. Italiano afirmou que ainda não recebeu a notificação da Vigilância.

Cerca de 25 pessoas participaram da atividade, regada com cerveja ao seu final. Um vídeo mostra momentos do jogo, que foi registrado também por fotos nas redes sociais. Italiano justificou a realização do jogo como forma de confraternização do grupo, que havia trabalhado nos cuidados com o gramado do estádio no mesmo dia. A postagem do cartola gerou revolta em alguns torcedores, enquanto outros apoiaram a ação.

O América está na quarta e última divisão do futebol de São Paulo e a competição está suspensa por conta da pandemia do coronavírus. Os jogadores contratados até a suspensão dos treinos mantêm forma em suas casas até que seja retomado do trabalho com o técnico Pinho e sua comissão técnica. 

A fiscalização da quebra de isolamento e distanciamento social é feita pela Vigilância Sanitária, com apoio da Polícia Militar e Guarda Municipal. O auto de infração pode ser convertido em advertência ou multa, após os prazos de defesa e recurso. A multa pode chegar a R$ 6 mil e em caso de reincidência, o alvará pode ser cassado. Não é necessário flagrante para que haja a autuação e as denuncias podem ser feitas pelo telefone (17) 3216-9770.