Três anos depois de decidirem a Liga dos Campeões da temporada 2017-2018, Real Madrid e Liverpool vão se reencontrar nesta terça-feira, às 16 horas, com novas missões: abrir vantagem em busca da vaga na semifinal e recuperar o respeito no continente europeu. No mesmo horário, Manchester City e Borussia Dortmund jogam.
No estádio Alfredo Di Stéfano, Real e Liverpool vão reeditar a final de 2018, vencida pelos espanhóis por 3 a 1. Juntos, os dois times somam 19 títulos da Liga dos Campeões, sendo 13 somente do Real. Mas o peso da camisa e o histórico vitorioso não têm influenciado muito os resultados na temporada das duas equipes.
Único time espanhol ainda na disputa da Liga, o Real vive situação melhor. No início da temporada europeia, acumulou tropeços tanto no Espanhol quanto na competição europeia, onde precisou de três jogos para vencer a primeira, já sob pressão. O susto funcionou. A reação foi rápida e o Real terminou a fase de grupos em primeiro lugar. Nas oitavas passou pela Atalanta com mais facilidade do que esperava.
A reação também foi forte no Espanhol. Está a três pontos do líder Atlético de Madrid, mas terá o Barcelona pela frente no fim de semana. Já são 11 jogos de invencibilidade, com nove vitórias.
Fora da briga pelo título inglês, o Liverpool aposta todas as suas fichas na Liga. O time de Klopp chegou a registrar seis derrotas seguidas em casa, um recorde na história do clube. Mas nas últimas semanas são três vitórias consecutivas, a última delas sobre o Arsenal, por 3 a 0.