O tenista rio-pretense Mateus Alves pode coroar a sua excelente semana com o título no future de Monastir, na Tunísia, neste domingo. Ele eliminou na semifinal o tunisiano Aziz Dougaz, cabeça-de-chave 1 da competição, por 2 sets a 1, neste sábado, com parciais de 6/4, 5/7 e 6/3, em 2h13min de jogo. É a primeira final de simples para Alves na temporada e a busca pelo terceiro título como profissional - venceu em Cancún, no México (2019), e Heraklion, na Grécia, em novembro do ano passado.
Cabeça-de-chave 7, o atleta da Alves & Oliveira Tennis de Rio Preto terá agora pela frente Lucas Catarina, de 24 anos, de Mônaco, cabeça 4, que superou Colin Sinclair, das Ilhas Marianas do Norte, por 2 sets a 1 - 2/6, 7/6 (8) e 6/4, em 2h30min, na outra semifinal.
Mateus Alves é o atual 540º do ranking da ATP e se for campeão somará 10 pontos na próxima atualização, podendo ganhar cerca de 30 posições. Só por ter atingido a final, já garantiu seis pontos. Seu rival é o atual 407º da ATP e possui sete títulos de futures na carreira, quatro deles conquistados na cidade de Monastir.
Alves e Lucas Catarina já se enfrentaram no future de Castelo Branco, em Portugal, ano passado, com vitória de Lucas Catarina por 2 sets a 1, com 3/6, 6/3 e 6/3.
Na final de duplas em Monastir, a parceria entre Vladislav Melnic, da Romênia, e Colin Sinclair, ficou com título ao derrotar a dupla cabeça-de-chave 3 - Kazuma Kawachi, do Japão, e Evan Zhu, dos Estados Unidos - por 2 sets a 1, com parciais de 6/3, 4/6 e 10/6.
Independente do resultado, Mateus Alves segue na Tunísia para mais um future de US$ 15 mil (aproximadamente R$ 84 mil) a partir de segunda-feira. Também joga a chave o baiano Natan Rodrigues, outro da equipe rio-pretense.