O início de semana está sendo bem movimentado no Mirassol visando a disputa do Paulistão, que oficialmente começa dia 27 de fevereiro, um sábado, às 16h30, contra o São Bento, em Sorocaba. Será o duelo de abertura do Paulistão, com transmissão da SporTV, segundo a tabela publicada nesta segunda-feira, 15. Em campo, o técnico Eduardo Baptista recebeu mais três reforços, jogadores com DNA de boleiro e até com o nome inspirado em craques do passado. O goleiro Zé Guilherme, 25 anos, ex-Ferroviária, o lateral-esquerdo e volante Ernandes, 33, que acertou seu retorno ao Leão da Araraquarense após jogar a Série B do Brasileiro pela Ponte Preta, além do volante Sousa, 26 anos, vindo do Brasil de Pelotas, onde também jogou a Série B.
Natural de Olivedos, na Paraíba, Sousa fez sua base no Campinense e no Brasília, rodou por Comercial-MS, Democrata-MG, Almirante Barroso-SC e Barra-SC, antes de chegar ao Brasil de Pelotas, em 2018. O nome de batismo dele é Van Basty Sousa e Silva, numa singela referência ao craque holandês Van Basten, atacante goleador que fez história pelo Ajax, Milan e na seleção de seu país, onde disputou a Copa do Mundo de 1990, na Itália. "Meu pai pegou esse nome aí quando viu o jogador da Holanda, o Marcos Van Basten, jogando. Teve algumas modificações aí no nome, mas foi em homenagem a ele e assim ficou né. Só que com o passar do tempo, no futebol começaram me chamar pelo Sousa do meu sobrenome e assim hoje ficou reconhecido", disse.
Canhoto, de 1,83 metro, o meio-campista, diferente do quase homônimo, não se destaca pelos gols, fez apenas três em 73 partidas pelo time gaúcho. Seu forte é marcar. Mas chega ao Leão com vontade de crescer, e porque não invadir a Europa, terra onde aquele Van Basten deixou sua marca nos anos de 1980 e início de 1990 sendo bi da Liga dos Campeões e eleito melhor do Mundo pela Fifa em 1992. "A responsabilidade sempre é grande, ainda mais quando você está chegando num clube que vem crescendo no cenário nacional, vem mostrando a sua força e então essa responsabilidade aumenta cada vez. A gente espera que possamos fazer o nosso melhor dentro de campo para sempre estar mantendo o Mirassol como uma grande potência no cenário nacional e também mantendo no Campeonato Paulista, que sempre é muito forte", emendou.
Já o goleiro José Guilherme Sangaletti Serrano é primo de um outro ex-jogador dos anos 1990 e 2000. Sangaletti, ex-zagueiro de Corinthians, Sport, Santos, Guarani e Internacional. Aliás, Zé Guilherme fez sua base no Flamengo, de Guarulhos, e no Corinthians. Há três temporadas vestia a camisa da Ferroviária, mas sem muito espaço na equipe de Araraquara chega para brigar por espaço primeiramente com o prata da casa Matheus Aurélio.
A outra novidade foi o experiente Ernandes, que volta após 16 partidas e um gol pela Macaca de Campinas. Ernandes já jogou na Noruega (pelo Brann em 2009) e até na Moldávia (Sheriff entre 2014 e 2016). Antes de chegar ao Leão ano passado, havia defendido a Chapecoense em 2019.
No final de semana, o técnico Eduardo Baptista pode acompanhar o primeiro jogo treino da equipe antes da estreia no Paulistão, que acabou com goleada por 6 a 0 para cima do Olímpia, em duelo no CT do Mirassol.