O Grêmio Novorizontino conquistou o acesso para a Série C do Campeonato Brasileiro no último domingo ao ganhar do Fast Clube, do Amazonas, por 3 a 0, com autoridade e já olha para os outros compromissos que terá na temporada de 2021, tanto o Paulistão quanto a Série C nacional. Tudo isso sem deixar de lado a disputa da Série D, que pode terminar com a conquista do título, a cereja do bolo. O primeiro duelo da semifinal contra o Floresta será no sábado, 16, às 16 horas, na Arena Castelão, em Fortaleza. A volta será no sábado seguinte, 23, às 16 horas, no Jorjão.
"[O acesso] Significa a conquista de um trabalho bem planejado, bem organizado, fruto de entrega profissional. Objetivo que o clube buscou desde o início da competição. Tem um preço muito valoroso. Todos os envolvidos se dedicaram ao máximo", avaliou o presidente do Tigre, Genilson da Rocha Santos.
No entanto, para o restante do ano, que promete ser puxado, o clube aurinegro já mira o futuro e as possíveis contratações para o Paulistão, que começa em 28 de fevereiro. "O Novorizontino ainda tem as semifinais e finais com o objetivo de ter uma conquista da Série D, mas dando a importância para o Paulista e a Série C. Temos um calendário que ajuda, que facilita a negociação com novos atletas, fica mais fácil construir equipe regular por mais tempo. Ajuda na valorização do trabalho dos atletas que estão aqui e dá mais segurança para eles", completou.
"Nós, durante a competição, mudamos duas ou três peças. [Quando se mantém o elenco] É uma coisa muito mais fácil de fazer manutenção", afirmou o técnico Roberto Fonseca logo depois do acesso, ao comentar as atuações da equipe ao longo da competição e o porquê de ter permanecido no Tigre após o Paulista.
O Novorizontino, dos quatro times que avançaram, tem a melhor campanha até aqui, com 73,33% de aproveitamento - 44 pontos no acumulado, contra 42 do Altos-PI, 38 do Mirassol e 36 do Floresta-CE. No mata-mata, o Tigre tem o melhor ataque (12 gols) e a melhor defesa (dois gols sofridos), além de ter vencido quatro jogos, empatado e perdido apenas um. O Mirassol tem quatro vitórias, mas duas derrotas.
Tanto o Altos, do Piauí, quanto o Floresta, do Ceará, ainda não perderam nas fases eliminatórias - três vitórias e três empates. O Tigre, ainda, foi o único entre os quatro melhores da Série D a chegar nesta fase sem passar pela decisão por pênaltis.