O América jogou bem e venceu o dérbi regional contra o Tanabi pelo Campeonato Paulista da Série B - 4ª Divisão. O placar ficou em 1 a 0 na tarde deste sábado, 24, no estádio Benedito Teixeira, em Rio Preto. O gol do jogo foi marcado pelo meia De Paula, de pênalti, e o placar poderia ter sido mais elástico, já que o Rubro desperdiçou boas chances.
Com o resultado, o América conquista os primeiros três pontos na competição pelo Grupo 1, em dois jogos disputados - o Rubro folgou na segunda rodada e perdeu a primeira para o Araçatuba por 1 a 0. O Tanabi também tem três pontos. O líder do grupo, com seis pontos, é o Bandeirante, que não joga na rodada.
Jogando em casa, o América começou pressionando e logo no início obrigou o goleiro Giovani a espalmar para escanteio um chute do meia De Paula, de fora da área. O Tanabi respondeu após falha da defesa americana. Em um chutão, o zagueiro errou o cabeceio e o atacante Índio saiu na cara do goleiro Matheus, tentou um toque por cobertura, mas errou o gol. Momentos depois, o atacante Ronaldo também perdeu chance de abrir o placar para o time da casa ao sair cara a cara e bater de chapa na saída do goleiro, mas a bola foi à esquerda do gol.
Em chegada pela direita, Berré chutou cruzado e o goleiro espalmou. Ninguém do América conseguiu aproveitar o rebote. Com o América dominando as ações e chegando perto do gol, o técnico do Tanabi resolveu mudar a equipe ainda no primeiro tempo. Ele tirou o meia Pierre e reforçou o meio, com Ronaldo.
Mas não adiantou. Em lance de disputa na área, o zagueiro do América Rodrigo foi atingido na perna e o árbitro deu pênalti. O meia De Paula bateu no canto direito do goleiro, que pulou para o lado contrário. Um a zero para o Rubro, aos 43 minutos do primeiro tempo.
O Tanabi mexeu de novo no intervalo, dessa vez no ataque - saindo Índio e entrando Rodriguinho. Mas o América continuou em cima e quase ampliou em cabeceio de João Criciúma. Em contra-ataque, Berré chutou de fora da área e Giovani mandou pra escanteio.
Em boa jogada coletiva, o América teve outra chance. De Paula se livrou de dois no meio e abriu a jogada com o lateral direito Caio. Ele cortou para a esquerda e cruzou na cabeça de Ronaldo, que tentou jogar para a área, onde estava Otacildo. O goleiro Giovani saiu e impediu o gol.
O Rubro não fez o segundo e quase tomou o empate. Em jogada pela esquerda, Felipe fez o pivô e a bola chegou em Rafael, que chutou de esquerda, por cima do gol. O América teve nova chance com Otacildo, que cabeceou por cima do gol.
O Tanabi já tinha chegado ao limite de três paradas para quatro alterações, quando Rodriguinho sentiu a perna e teve de sair. A equipe, então, teve de jogar com dez nos minutos finais. O América controlou a partida e ficou com a vitória.
Na próxima rodada, o Rubro vai a Andradina enfrentar o time da casa, na quarta-feira, 28, em jogo marcado às 15 horas. O Tanabi folga na rodada.