Flamengo define acerto com técnico espanhol

Domènec Torrent

Flamengo define acerto com técnico espanhol


Imagem do novo treinador do Flamengo, Domènec Torrent, em mensagem de boas-vindas do clube da Gávea ao espanhol
Imagem do novo treinador do Flamengo, Domènec Torrent, em mensagem de boas-vindas do clube da Gávea ao espanhol - Reprodução/Facebbok

Algumas semanas após a saída de Jorge Jesus, o Flamengo acertou nesta sexta-feira, 31, a contratação do espanhol Domènec Torrent como novo treinador. Apesar de pouco conhecido no Brasil, o novo comandante do Flamengo tem currículo vitorioso e é adepto de um estilo de jogo de posse de bola e posições bem definidas.

Torrent não é considerado um treinador de primeira linha, com carreira consolidada. Ele conviveu com Pep Guardiola por uma década. Entre 2008 e 2018 ele esteve ao lado do famoso treinador como auxiliar técnico. Por isso, sua filosofia de jogo é nutrida de características típicas de Pep, como o famoso tiki-taka, que ganhou o mundo com o Barcelona bicampeão da Liga dos Campeões nas temporadas 2008/09 e 2010/11.

O toco y me voy (passo e me vou, em espanhol), como o sistema também é conhecido, consiste em uma premissa primordial: a posse de bola. A ideia é simples, controlar o jogo e neutralizar o adversário. Porém, isso envolve muita movimentação, troca de posições - principalmente entre os meio-campistas - e compreensão geométrica das quatro linhas de campo.

Torrent conseguiu mostrar seu trabalho em uma única ocasião. Depois que deixou Guardiola, em 2018, ele assumiu o comando do New York City FC, que joga a Major League Soccer (MLS), principal liga de futebol dos Estados Unidos. O resultado foi convincente.