Corinthians faz contas para avançar no Paulistão

FUTEBOL

Corinthians faz contas para avançar no Paulistão

Vaga nas quartas de final do estadual é disputada com o Guarani e Timão precisará de 'ajuda' do São Paulo na rodada final


Atacante Everaldo é uma das armas ofensivas de Tiago Nunes
Atacante Everaldo é uma das armas ofensivas de Tiago Nunes - Rodrigo Coca/Agência Corinthians

A penúltima rodada do Paulistão foi positiva para o Corinthians e o time que chegou a flertar até com rebaixamento, pode acabar a fase de grupos classificado. Após a vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, a matemática para a equipe de Tiago Nunes se classificar pode ser simples, mas dependendo dos resultados do domingo, as contas poderão ficar complexas e até sorteio pode acontecer - a chance é pequena, mas existe.

O Corinthians enfrentará o Oeste na Arena Barueri e ficará de olho no duelo entre Guarani e São Paulo, que acontecerá na Vila Belmiro. Todos os jogos serão disputados no domingo, às 16 horas. O Grupo D conta com o Red Bull Bragantino como líder, com 20 pontos. A equipe de Campinas tem 16 pontos e a de Itaquera soma 14.

Para se classificar sem fazer contas, o Corinthians precisa vencer e torcer para o Guarani perder para o rival São Paulo. Se o Corinthians empatar ou perder, está eliminado. Se o Guarani derrotar o São Paulo, está classificado e a equipe alvinegra deixa a competição.

Mas se o Corinthians vencer e o Guarani empatar, a disputa será por critérios de desempate e aí é que começam as contas. Ambos ficarão com 17 pontos e 4 vitórias. O segundo critério de desempate é saldo de gols. O Guarani tem 4 e o Corinthians 3. O time da capital precisaria ganhar por dois gols de vantagem do Oeste.

Caso o Corinthians vença por um gol de diferença apenas, entrará em análise o terceiro critério de desempate: maior número de gols marcados. Atualmente, o Guarani tem 15 e o Corinthians 13.

Para se classificar vencendo por um gol de diferença, o Corinthians precisará fazer três gols a mais que o Guarani na última rodada. Por exemplo, se o time campineiro empatar sem gols com o São Paulo, a equipe paulistana se classificaria se derrotasse o Oeste por 3 a 2.

Se o Corinthians vencer por um gol de diferença e marcando dois gols a mais do que o Guarani (por exemplo, time alvinegro faz 2 a 0 no Oeste e o alviverde empata por 0 a 0 com o São Paulo), a disputa iria para o número de cartões vermelhos recebidos. O Corinthians recebeu três e o Guarani 1.

Se o time campineiro receber dois vermelhos no duelo com o time tricolor e o Corinthians nenhum, aí será observado o número de cartões amarelos. O Corinthians recebeu 20 e o Guarani, 25. Caso aconteça a incrível marca de empatarem também em número de cartões, a definição da vaga seria em sorteio feito pela Federação Paulista de Futebol.